Notícia postada dia 07/08/2017

Oficiais de Justiça sofrem com a violência no cumprimento do trabalho

Peças-chave para o andamento dos processos, os Oficiais de Justiça enfrentam a cada dia um novo desafio: sobreviver a um alto índice de perigo a que se submetem para levar ao conhecimento das partes, autor e réu, sobre os movimentos das ações judiciais.

O Oficial de Justiça além de ser responsável por informar às partes envolvidas no processo, ele também tem voz ativa em prisão como em falta de pagamento de pensões e apreensão de menores. Contudo, para o cumprimento deste trabalho - que é árduo e carrega consigo obstáculos e contratempos -, esses mesmos servidores enfrentam diversos tipos de violências que não têm tido muita atenção por parte dos Tribunais envolvidos.

Em matéria publicada no site “O Dia”, de 06 de agosto de 2017, os Oficiais de Justiça têm que cumprir, em média, cerca de 250 até 400 mandados por mês, cada um com prazo de até 20 dias úteis. Diversos sindicatos de todo o País recebem denúncias de violência contra esses profissionais, violências essas que perpassam por sequestros, ameaças, mira de armas, agressões verbais, ataques de animais e até abuso sexual.

Os casos de violência são cada vez mais graves e mais comuns, e muitos Oficiais de Justiça tem sofrido com relação às reais situações de riscos dessa profissão. O SINDJUFE-BA juntamente com a ASSOJAF-BA tem pensado em ações para levar ao conhecimento dos Tribunais e da população os riscos enfrentados pelos Oficiais no cumprimento das ordens judiciais com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e segurança dos trabalhadores da categoria.

Além disso, o SINDJUFE-BA acompanha todas as demandas referentes às exigências específicas dos Oficiais de Justiça do Poder Judiciário Federal na Bahia e se manterá unido com a categoria para juntos enfrentar as dificuldades e combater o sucateamento do Judiciário.

Taiana Laiz
Imprensa SINDJUFE-BA