Notícia postada dia 01/08/2017

Saúde e bem estar foram os temas debatidos na reunião do Núcleo dos Aposentados do SINDJUFE-BA

Com o objetivo de dialogar e atender as necessidades dos servidores aposentados, o SINDJUFE-BA – representado pelos coordenadores Francisco Filho, Lourival Matos e Cátia Soares – recebeu, na última quinta-feira (27), os/as servidores/as aposentados/as do Judiciário Federal para a reunião do seu Núcleo de Aposentados (Nuape). No encontro, foram debatidos assuntos relacionados à sede social do sindicato, bem estar e prestação de saúde para os/as aposentados/as.

A fim de proporcionar o bem estar dos/as aposentados/as, o coordenador Francisco Filho apresentou a proposta de realizar um dia de atividades voltadas a este público no clube do sindicato, envolvendo práticas como terapia, dança, exercícios, entre outras modalidades. Além disso, Francisco também sugeriu que tal evento seja realizado na Semana do Servidor no mês de outubro, e na confraternização natalina de dezembro.

Em relação ao clube, os servidores se queixaram acerca da falta de manutenção do mesmo, além do vandalismo e a entrada do público externo. Os coordenadores presentes informaram que a diretoria está empenhada em melhorar o clube, sobretudo a segurança dos servidores, e está analisando a possibilidade de instalar câmeras de vigilância, reparos da infraestrutura local, e a construção do espaço terapêutico para os/as aposentados/as.

Outro aspecto discutido na reunião envolveu a retomada do clube. Para isso, será criada uma comissão para tratar exclusivamente das questões da sede social, além da criação de campanhas e eventos para retomar o público dos servidores no clube. A servidora Aldacy Sacramento se voluntariou a participar da comissão.

A prestação de saúde dos/as aposentados também ganhou foco no encontro, um assunto pelo qual o Sindjufe-BA tem lutado pela melhoria. Desse modo, a coordenadora Cátia Soares sugeriu que servidores/as se voluntariassem para compor o Conselho de Saúde do TRT-5. Foi definido também a data e o local de realização da Caminhada da Primavera, a qual ficou datada para acontecer em 23 de setembro, no Dique do Tororó.

A reunião foi encerrada com esclarecimentos de questões jurídicas pelo advogado do sindicato, João Reis, sobre a correção dos vencimentos dos aposentados e pensionistas, e a ação dos 13,23% (VPI). Ademais, foi definida a data do próximo encontro da Nuape para o dia 23 de agosto, na sede do SINDJUFE-BA.

Vitor Figueiredo

Imprensa SINDJUFE-BA