Notícia postada dia 12/07/2017

Ampliada da Federação inverte o foco da mobilização da categoria

Aspectos como o calendário de lutas e propostas de resolução para orientar as ações da Federação foram debatidos na Ampliada, que aprovou ainda entrar com Mandado de Segurança contra decisão judicial a favor de diretor da federação.

Com o objetivo de discutir a mobilização contra as Reformas e os ataques à Justiça Eleitoral, o SINDJUFE-BA – representado pelas coordenadoras Denise Carneiro, Heve Estrela, Dirceu Lélis e Cátia Soares; e pelos servidores Vera Ramos e Romeu Cordeiro – esteve presente na Reunião Ampliada da Federação, no último sábado (08).

No encontro, foram deliberadas algumas estratégias como uma campanha nacional midiática em defesa do PJU, com o mote "Justiça é direito do povo e dever do Estado", entre outros assuntos como a promoção de campanha nacional na mídia para esclarecer a população sobre os danos do rezoneamento na Justiça Eleitoral e as Reformas propostas pelo governo. Falou-se também sobre os danos da Resolução 219/16 do CNJ para o servidor e também para o usuário das justiças principalmente a trabalhista e federal.

Justiça Eleitoral

Para contornar os diversos ataques ao órgão, o calendário de lutas indica também atos nos Estados, com indicação aos sindicatos para realizarem um dia nacional de paralisação da JE, previsto para acontecer no dia 14 de agosto. Um novo encontro dos servidores da Justiça Eleitoral está previsto para ocorrer no dia 19 ou 20 de agosto.

Inversão do foco

Perto do final da reunião, grupos políticos majoritários da Federação inseriram na pauta um assunto alheio, e aprovaram entrar com Mandado de Segurança contra a decisão judicial que reconduziu um dos coordenadores da Federação ao cargo para o qual foi eleito. Esse coordenador havia sido afastado do cargo na Ampliada anterior, mesmo que esse fórum não contivesse prerrogativa para tal deliberação.

O calendário ficou assim definido:

- Seguir o calendário do Fonasefe e Centrais;
- 10 a 12 de julho - atos nos estados e delegações a Brasília contra a Reforma Trabalhista;
- 14 de agosto - Dia Nacional de Paralisação na Justiça Eleitoral;
- 19 ou 20 de agosto - Encontro da Justiça Eleitoral.

Vitor Figueiredo

Imprensa SINDJUFE-BA