Notícia postada dia 11/11/2010

Categoria delibera greve por tempo indeterminado a partir do dia 17

Reunidos em Assembleia Geral no TRT na tarde desta quinta-feira (11), como parte das atividades realizadas durante a paralisação de 24 horas, os servidores do Judiciário Federal baiano deliberaram greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 17, quarta-feira. Foi deliberado também a retificação da Assembleia Setorial sobre o desfalque no Sindicato para uma Assembleia Geral, no dia 18, às 13h, na JF. Já para debater PCS e os rumos da greve, será realizada outra Assembleia Geral, no TRE, às 13h do dia 19.

No início da AG, Rogério Fagundes, coordenador geral do sindicato, deu os informes sobre a Assembleia Setorial do TRT acerca do Plano de Saúde de Autogestão (que terá nova reunião do Grupo de Estudos no próximo dia 18, a fim de definir o projeto com as alterações sugeridas pelos servidores nas setoriais), explicou ainda que o mesmo tema também vai ser tratado com a Administração do TRE, que também enfrenta problemas com a assistência à saúde. Ainda sobre o TRE, afirmou que já foram dados encaminhamentos acerca das lotações provisórias no órgão, que desrespeitou o procedimento de remoção de servidores mais antigos.

Já sobre a Justiça Federal, acerca da remoção, já foi encaminhado o pedido de intervenção nas solicitações de novos servidores, para que não entrem à frente dos servidores que já estão na fila de espera, os quais, devem se manter atentos a este processo e, em caso de irregularidade, buscar o sindicato para resolver a situação.

Sobre a avaliação da paralisação de 24 horas - Na JF, de acordo com a coordenadora de Formação Política e Políticas Sociais do sindicato, Denise Carneiro, apenas cinco Varas paralisaram na capital e  duas cidades no interior. Sinalizou ainda que os servidores demonstram desânimo e que precisam de mais estímulo para fortalecer a mobilização. Já no TRT, algumas Varas paralisaram e muitas no interior, até mesmo as que não paralisavam, tiveram as atividades suspensas no dia de ontem.

Acerca do PCS, Rogério informou que já foram feitas gestões aos deputados e até mesmo com ministros, a fim de que fosse marcada a tão prometida reunião com o presidente Lula para tratar do acordo do reajuste da categoria. Ainda segundo o coordenador geral do sindicato, na noite de ontem (11) o STF daria entrevista coletiva à imprensa para esclarecer estas questões do reajuste.

Depois de aberto às falas da categoria, foram sugeridas duas propostas: entrar em greve ou não, tendo vencida a primeira com ampla maioria dos votos, e, em seguida, propostas as datas das Assembleias, tendo vencido a sugestão de retificar a Assembleia Setorial sobre o desfalque no Sindicato para uma Assembleia Geral, no dia 18, às 13h, na JF. Já para debater PCS e os rumos da greve, será realizada outra Assembleia Geral, no TRE, às 13h do dia 19. Com isso, será realizado piquete nos órgãos a partir do dia 17.

Outros temas - Rogério esclareceu ainda a cobrança da taxa de R$20,00 para o Congresso a ser realizado em março/2011. Decisão essa que foi aprovada em Assembleia geral no TRT, em agosto, e não pela Comissão do Congresso, conforme foi afirmado por algumas pessoas.

Já sobre um ofício que solicitava modificação no concurso de remoção no TRE, questionado por uma servidora do órgão, Rogério explicou que não chegou a ser dada a entrada no Protocolo e que a ideia seria para beneficiar todos, mas, ao saber que não teria este efeito, solicitou que não fosse protocolado.