Notícia postada dia 02/06/2017

SINDJUFE-BA visita servidores lotados em Juazeiro

O SINDJUFE-BA, representado pela coordenadora Cátia Soares e pelo coordenador Evódio Cesário, visitou no último dia (25), os colegas lotados nas Subseções da Justiça Federal (JF), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Polo de Juazeiro. A visita teve como objetivo ouvir as necessidades, anseios e queixas dos servidores além de criar oportunidades de maior adesão nas mobilizações nacionais e resistência dos trabalhadores contra os ataques sofridos pelo governo Temer.

Reformas e Projeto Itinerante

Em visita ao Tribunal Regional do Trabalho, os servidores levantaram a polêmica questão da Reforma Trabalhista e da Previdência que afetará não só os direitos dos trabalhadores, mas a legitimidade e eficiência dos serviços prestados pelos Tribunais. Contra essas reformas, o sindicato tem atuado de forma incisiva e tem estimulado que os servidores se engajem ainda mais na mobilização e resistência.

Cumprindo mais uma etapa do projeto itinerante, o TRT da 5ª Região esteve no Polo e realizou a Oficina sobre Práticas de Mediação para os Oficiais de Justiça. O projeto serve para instruir os Oficiais de Justiça nos processos de mediação e conciliação com o intuito de diminuir conflitos na Justiça do Trabalho.

Extinção das zonas eleitorais e cadastro biométrico

Já no Tribunal Regional Eleitoral a visita do SINDJUFE-BA se voltou para preocupação dos servidores com relação à extinção das zonas eleitorais. Atualmente, existem dois cartórios eleitorais em Juazeiro e um deles deverá ser extinto com as possíveis medidas tomadas pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Min. Gilmar Mendes. O SINDJUFE-BA também já tem tomado algumas providências a este respeito e mostra a sua severa oposição à tentativa do Presidente do TSE, de enfraquecer a Justiça Eleitoral. Além disso, foi levantado pelos colegas do interior o cadastro biométrico que tem sido um trabalho exaustivo desde que o comunicado oficial foi divulgado pela mídia em caráter nacional.

Precárias condições de trabalho

A visita ocorrida na Justiça Federal em Juazeiro se estendeu mais do que nos demais Tribunais.  Umas dasprincipais queixas dos servidores foram referentes às condições de trabalho. Além de muitos processos espalhados pelo chão, na mesa e pelo setor em geral, atualmente, eles têm trabalhando sem nenhum juiz, o que acarreta acúmulo de processos e demora nas decisões judiciais.

O SINDJUFE-BA mostrou sua preocupação às questões levantadas pelos servidores e todas as demandas foram registradas nas visitas. As solicitações serão acompanhadas e levadas ao conhecimento de toda a diretoria do sindicato para que sejam resolvidas.

Taiana Silva

Imprensa SINDJUFE-BA