Notícia postada dia 25/05/2017

Servidores reforçam ações de mobilização e aprovam a realização de dois debates

Na Assembleia Geral Extraordinária da última segunda-feira (22), os/as servidores/as reforçaram as ações de mobilização para barrar os projetos que retiram direitos do governo Temer, e pela saída do presidente.

Devido a instabilidade do atual cenário político brasileiro, o SINDJUFE-BA realizou a assembleia com o objetivo de discutir o cenário político nacional e a posição dos servidores do PJU baiano em relação aos últimos acontecimentos, dar informes e tratar sobre a questão do rezoneamento da Justiça Eleitoral. As falas foram categóricas e reafirmaram a necessidade de ações mais precisas. E aprovaram a realização de um debate sobre a PEC 227/2016 ou "PEC das Diretas".

O Sindjufe reforçou o chamado à categoria para participar da vida política nacional onde está inserida a relação do Estado com o serviço público, os agentes públicos com e demais trabalhadores e trabalhadoras. “É fundamental que os servidores reflitam sobre o que essas últimas delações mostraram: o crime está institucionalizado, estamos sendo governados por bandidos e não podemos aceitar isso!”, destaca a coordenadora Denise Carneiro.

O servidor licenciado Hilton Coelho, vereador pelo PSOL, reforçou a necessidade dessa reflexão, afirmando que a população têm condições de virar esse jogo, pois o governo Temer, que já estava fraco, foi desmascarado perante todo o povo brasileiro. O coordenador Francisco Filho ponderou que não adianta apenas retirar Temer, “temos que retirar, mas garantir que o povo decida quem sentará na cadeira presidencial e também no Congresso! Precisamos de eleições gerais e diretas!”, e o servidor do TRT Godofredo propôs que se aprovasse na assembleia o apoio à PEC das diretas. A mesa propôs que se realizasse um debate sobre o tema, o que foi aprovado pelos presentes.

Caravana de Brasília

Com relação ao ato em Brasília do dia 24 de maio (quarta-feira), o Sindjufe informou que as inscrições estão encerradas e o ônibus custeado para transportar estudantes e movimentos sociais está com todas as vagas ocupadas. Além disso, foi apresentado também informações do vôo (horário e número de vagas) aos servidores que irão somar a luta.

Rezoneamento do TRE

Em relação a esta resolução do TSE que extingirá diversas Zonas Eleitorais no Brasil prejudicando principalmente os moradores de Cidades pequenas e elevando a demanda das demais zonas, foi aprovado a realização de um Debate amplo sobre o tema, e que nesse debate se eleja os dois servidores que comporá a Comissão Nacional da FENAJUFE.

O SINDJUFE informou que já fez os primeiros contatos com a Presidência do TRE e à OAB pedindo apoio para evitar esse “ataque ao TRE” como foi definida a postura do Ministro do TSE Gilmar Mendes.  A respeito da compensação dos dias de paralisação ocorridas nesses últimos 6 meses, um dos advogados do Sindjufe, presente nessa Assembleia, informou que a presidência receberá o sindicato nessa sexta, dia 26 às 10h30. A coordenadora Denise Carneiro informou que o servidor que desejar participar da reunião deve informar ao sindicato.

Vitor Figueiredo

Imprensa Sindjufe