Notícia postada dia 02/05/2017

Servidores do Judiciário Federal aderem em peso à greve geral histórica

O 28 de abril foi um dia histórico de luta em todo o Brasil e na capital baiana. A categoria do Judiciário participou fortemente da greve geral em repúdio as reformas do governo Temer e marcou presença nos atos em Salvador e no interior do estado.

O 1° ato aconteceu na parte da manhã, no Iguatemi, onde os manifestantes bloquearam a pista e a porta do shopping Bahia, inviabilizando o trânsito em toda a região. Já o 2° ato, pela tarde no Campo Grande, reuniu cerca de 80 mil pessoas. O SINDJUFEBA rateou o aluguel de um trio para caminhada, revezando falas, agitação e músicas relativas ao momento por que passa o Brasil.

O 28A conquistou um imenso apoio popular, nas ruas do estado vimos movimento operário, camponês, sindical, popular, LGBT e movimento negro em unidade contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

A greve demonstrou a insatisfação da população e foi a mais forte e importante dos últimos anos. Em Salvador, paralisaram os trabalhadores das mais diversas categorias: rodoviários, bancários, petroleiros, professores, estudantes, trabalhadores rurais, metalúrgicos, policiais civis e servidores federais e estaduais, dentre outros grupos. Até brasileiros que estavam fora do país protestaram nesse dia.

Os atos foram manchete em diversos órgãos internacionais de imprensa, enquanto a imprensa nacional omitiu a grandiosidade do evento provando seu interesse na aprovação das reformas. No entanto, as vozes das ruas foram mais fortes e deram o recado para Temer e o Congresso, nem mesmo a covarde e truculenta ação da polícia, em muitos estados, conseguiu calar as vozes das ruas.

Agora mais do que nunca não podemos baixar a guarda, pois o governo ilegítimo de Temer continua sua ofensiva contra os trabalhadores e já articula tentativa de aprovar a reforma Trabalhista no Senado. Neste cenário, precisamos construir uma agenda de mobilizações para barrar os ataques e os projetos neoliberais de Temer.

Greve Geral no interior do estado

Servidores de Ilhéus, Itabuna, Jequié, Alagoinhas, Feira de Santana, Paulo Afonso e Guanambi também paralisaram e participaram das manifestações em suas respectivas cidades.

Em Feira de Santana, servidores compareceram em ato, no centro da cidade, que reuniu cerca de 10 mil pessoas.

Ascom/SINDJUFE-BA