Notícia postada dia 17/01/2017

SINDJUFE-BA promove minicurso sobre formação sindical

Dando continuidade ao 2º Ciclo de Debates, o tema HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL foi objeto de um mini curso ministrado pelo ILAESE (Instituto Latino Americano de Estudos  Sócio Econômicos) no final de semana 14 e 15/01 na sede do sindicato.

O curso se iniciou com uma abordagem rápida sobre a conjuntura atual e os ataques aos direitos dos trabalhadores, o que vem acontecendo em quase todo o mundo, com sua face mais cruel sendo imposta aos países chamados “emergentes”. E Brasil é a “bola da vez”. O Professor Daniel Romero, graduado em Sociologia e autor de vários trabalhos sobre o tema, lembrou que longe de ser um povo pacífico e acomodado, o brasileiro sempre lutou muito pelos seus direitos e pelo seu País, embora essa versão tenha sido suprimida dos livros convencionais de história. Essa omissão proposital faz parte da construção da hegemonia dos donos do capital e meios de produção para que o brasileiro se entenda assim e aceite passivamente as imposições do Estado.

Metodologicamente o professor seguiu uma linha do tempo começando pela República Velha, depois a era Vargas e seu desenvolvimentismo, a face cruel do estado novo, e outras características da política implementada por ele, a criação da CLT, da Justiça do Trabalho, grandes estatais etc. Passou também pelo governo interrompido de João Goulart, deposto pelos militares em um golpe que foi apoiado por diversos setores, e mostrou que desses, muitos viriam a se arrepender quando vislumbraram a verdadeira face do regime.

Os presentes ainda ouviram sobre o pós-ditadura militar e as “saídas democráticas” apresentadas à época, e vieram acompanhando a linha do tempo até os dias atuais, com maior aprofundamento nos fatos que marcaram as lutas dos trabalhadores, a criação das suas organizações, suas derrotas e vitórias até os dias atuais. A participação foi estimulada e ocorreram muitas perguntas.

O curso teve a duração total de 12 horas dividido em dois dias. A filmagem estará disponível em breve no site e youtube, dividida em 6 partes.

A avaliação dos presentes foi tão positiva que já sugeriram outro curso, o de continuidade desse, que deverá ser promovido em março.

O 2º Ciclo de debates continua no dia 20 sobre o tema REFORMA DA PREVIDÊNCIA dessa vez no TRE e JF. E dia 27 será a vez da JM.