Notícia postada dia 19/02/2010

Saúde do Trabalhador: Organizar para avançar

Por Manoel Messias Melo* – 19/02/10

Nos dias 31 de novembro e 1º dezembro de 2009 realizamos a primeira reunião do Coletivo Nacional de Saúde sob responsabilidade da Secretaria de Saúde do Trabalhador, para discutir as diretrizes estratégicas da Central - gestão 2009-2012 e, neste contexto, as expectativas, desafios e prioridades para avançarmos na construção e organicidade da Política Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT.

Chegar de forma efetiva até os locais de trabalho, assegurar a proteção da vida e da saúde, combater todas as formas de sofrimento imputadas cotidianamente aos trabalhadores e trabalhadoras são os nossos principais objetivos, o que vai requerer, dentre outros aspectos, uma relação mais vigorosa do conjunto das instâncias com os sindicatos filiados; o investimento na qualificação de dirigentes e militantes; a ampliação e fortalecimento da organização sindical nos locais de trabalho. Estas são, inclusive, algumas das frentes de ação do Plano de Trabalho 2010-2012, elaborado coletivamente com a participação de Estaduais e dos Ramos de Atividade.

A luta por um novo modelo de desenvolvimento, com distribuição de renda e valorização do trabalho, considerada um requisito básico para conquistar um campo de força mais favorável aos trabalhadores, terá um papel destacado na agenda deste ano. Temos como tarefa imediata a atualização do debate sobre trabalho e saúde nos marcos da Seguridade Social e de um novo modelo de desenvolvimento, com vistas à formulação de propostas para a Plataforma da Classe Trabalhadora para as Eleições de 2010 e, após as eleições, o monitoramento destes temas em nossa estratégia de intervenção no âmbito das políticas públicas.

O nosso “exército” para este trabalho, que são os Coletivos de Saúde no âmbito das instâncias, conta com níveis diferenciados de organização e precisará ser reforçado para dar conta dos compromissos assumidos no 10º Concut e no planejamento estratégico. A discussão das Resoluções do 10º Contu sobre Saúde do Trabalhador e do Plano de Trabalho 2010-2012, seus desdobramentos e responsabilidades nos estados e ramos pode ser um bom ponto de partida para reunir os sindicatos e estabelecer compromissos, inclusive no tocante à otimização de recursos políticos, organizativos, financeiros etc. para desenvolver o trabalho.

Aspecto importante a ser levado em conta é buscar assegurar a representatividade nas reuniões do Coletivo, com a presença de todos ou da maioria dos ramos de atividade. Não é demais lembrar que a diversidade de experiências, a presença de trabalhadores rurais e urbanos, públicos e privados; a existência de espaços democráticos de participação e de construção coletiva são características que nos enriquece e nos diferencia de outros projetos sindicais.

Assim, identificar os ramos que não vem tendo participação expressiva nos fóruns de discussão, sensibilizá-los para a dimensão estratégica das questões relacionadas à saúde dos trabalhadores no trabalho sindical e estabelecer espaços sistemáticos de discussão e troca de experiências é de suma importância nesta empreitada que temos pela frente de reforçar o projeto político-organizativo da Central.

Sabemos que a relação saúde-trabalho é de extrema complexidade por envolver o entrelaçamento de dimensões biológicas, psíquicas, técnicas, sociais, políticas, éticas, etc. ou seja um emaranhado de aspectos que caracteriza a condição humana no trabalho e do trabalho e suas repercussões na saúde dos trabalhadores.

Trata-se de um campo de ação em permanente disputa, onde se confrontam diversos atores e interesses, instrumentalizado, em grande medida, pelo conhecimento científico, tanto no âmbito das empresas, como das políticas públicas. Por isso, não é à toa que aprovamos no 10º Concut e detalhamos no nosso planejamento, ações para fortalecer os órgãos de assessoria INST e DIESAT, processo que vai demandar um forte investimento técnico e político nos próximos anos.

Enfim, temos pela frente muito trabalho, mas também a certeza, reforçada na reunião do Coletivo realizada em dezembro, de que o conjunto das instâncias está imbuído do mesmo desejo de dar um salto de qualidade na atuação da Central nesta área, com vistas a transformações efetivas nas condições e nas relações de trabalho de milhares de trabalhadores e trabalhadoras do país.

De nossa parte, na Secretaria Nacional de Saúde do Trabalhador, nós, dirigentes, Manoel Messias Melo [Secretário de Saúde do Trabalhador] e Dary Beck Filho [membro da Executiva Nacional] e a equipe técnica Claudia Rejane de Lima e Gilberto Salviano [assessores] e Antonia Sarah [assistente de secretaria] faremos todo o esforço possível para atingir com êxito os objetivos traçados.

* Manoel Messias Melo é secretário nacional de Saúde do Trabalhador da CUT

Fonte: site da Fenajufe.