Notícia postada dia 05/11/2010

TRT: Debate sobre plano de saúde e caso da 31ª VT

Os servidores do TRT5 se reuniram na tarde desta quinta-feira (4) para debater o Projeto do Plano de Saúde de Autogestão e o caso da 31ª VT, onde, sem explicação, oito servidores foram colocados à disposição. Na reunião, liderada pelo coordenador geral do SINDJUFE-Ba, Rogério Fagundes, a categoria deliberou a realização de uma nova Assembleia Setorial no dia 11, às 9h, no Comércio, além da realização de um ato intitulado "Segredo de Justiça". É importante ressaltar que nesta data haverá também paralisação de 24 horas em todos os órgãos e Assembleia Geral, no TRT Comércio, às 13h.

No início do evento Rogério deu os informes sobre o PCS. Disse que, em contato com Amarildo Vieira, secretário de Recursos Humanos do STF, a reunião que seria realizada com o presidente do órgão, Cezar Peluso, não ocorreu devido à outras atividades de cerimonial, embora o encontro estivesse agendado para o dia 03 deste mês. Citou ainda que haverá uma reunião da Fenajufe com Peluso no próximo dia 17. Avisou também, que o debate PCS e Subsídio, pré agendado para o dia 09 deste mês foi suspenso na última Assembleia Geral, realizada o dia 26, no TRE.

Rogério respondeu também alguns "ataques à Diretoria do Sindicato" feitos em meio virtual, esclarecendo à categoria os pontos levantados em tal blog, disponíveis na matéria "Esclarecimentos aos servidores", postada nesta sexta-feira (5).

Sobre o Plano de Saúde, Rogério informou os objetivos e atividades realizadas pelo Grupo de Estudos, e Elisa Fortes e Hilton Coelho, componentes da Comissão que avalia o Projeto, informaram os pontos polêmicos que constam no documento e que envolvem aporte financeiro, beneficiários, casais homoafetivos tendo os companheiros inclusos, perícias, reembolso, plano odontológico e percentuais de co-participação. Houve debate entre os presentes, mas, devido à grande importância deste assunto para os servidores e a pouca quantidade de participantes na Assembleia Setorial, ficou deliberado que uma decisão sobre o Projeto só será realizada na próxima Assembleia Setorial, no dia 11, às 9h, no Comércio. Todos devem ler o Projeto, anotar os questionamentos e participar da Assembleia, já que se trata do plano de saúde da categoria, que atende os servidores e seus dependentes.

Já sobre o caso dos servidores da 31ª VT, colocados à disposição pela juíza Maria Lita, Rogério informou que em contato com a presidente do TRT5, Des. Ana Lúcia Bezerra e com a corregedora Vânia Chaves, as mesmas informaram que não sabiam desta atitude e que a informação é que esta Vara já apresentava recorrentes problemas com demoras nos despachos dos processos. Porém, embora supresas com o fato, não apresentaram nenhuma medida ou ação para o caso.

Dessa forma, os servidores, que já fizeram moções através do sindicato e abaixo-assinado (o qual será estendido a todos os órgãos - subsedes, varas e zonas do interior do Estado vão imprimir o documento através do nosso site e enviar para o nosso fax), deliberaram também a realização de ato no próximo dia 11, no Comércio, em solidariedade aos servidores, intitulado "Segredo de Justiça", já que os servidores não foram informados sobre o motivo da "disposição", com alegação de que era "segredo de justiça".

O advogado do Sindicato, Dr João Nogueria, também presente ao evento, sugeriu a formação de uma Comissão que vai aprofundar os estudos no caso e deliberar ações administrativas e, se necessário, judiciais. A sugestão foi acatada por todos, de forma unânime.

Calendário de Mobilizações:

10/11 – Reunião da Comissão que estuda a criação do Plano de Saúde de Autogestão no TRT5, na Subsede do Sindicato no TRT Comércio, das 14h às 17h (interessados também podem participar);

11/11 – Assembleia Setorial no TRT Comércio, às 9h e em seguida Ato "Segredo de Justiça" no mesmo local;
11/11 – Paralisação de 24 horas e Assembleia Geral no TRT – Comércio, às 13h;