Notícia postada dia 16/11/2016

Em universidade, seminário sobre sindicatos tem participação de diretor do SINDJUFE-BA

A turma de Direito do Trabalho da Universidade Católica de Salvador (Ucsal) realizou um seminário sobre sindicatos, em que cada grupo de estudante ficou responsável por apresentar e analisar um sindicato.

Nesta quarta-feira (16) estudantes apresentaram sobre o SINDJUFE-BA. A história de luta, estrutura e como o sindicato tem se empenhado na melhoria das condições de trabalho de sua categoria foram apresentados.

O diretor sindical Francisco Filho foi convidado pelo grupo de estudantes a falar sobre o SINDJUFE-BA. Francisco Filho destacou a importância da autonomia sindical a fim de evitar o distanciamento da base das pautas que lhe toca e fez defesa de um sindicalismo independente de governos e patrões. “A imposição de ideologias partidárias dentro da luta sindical provoca a fragmentação e distanciamento da base. É fundamental respeitar a pluralidade da mesma”, disse o diretor.

Francisco Filho também fez críticas ao imposto sindical, que segundo ele, é onde mora toda “promiscuidade do sindicato”, devido o atrelamento com o Estado.

“Achamos a história do SINDJUFE-BA interessante, por ter uma base forte que se juntou para se unir em um só sindicato”, afirmou a estudante Vida Paula, sobre o porquê da escolha do SINDJUFE-BA no trabalho.