Notícia postada dia 04/11/2016

Movimentos Sociais e Centrais Sindicais definem atividades no dia 11 em Salvador

Nesta quinta-feira (03/11), na reitoria da UFBA, realizou-se a Plenária dos Movimentos Sociais, convocada por Centrais Sindicais, Frentes Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, para deliberar sobre o 11/11, Dia Nacional de Greve e Paralisação, como também, apoiar os estudantes que ocupam as universidades para defender o plano nacional de educação.

Diversos dirigentes de centrais sindicais, sindicatos, estudantes e representantes de entidades, se posicionaram contra a PEC chamada de PEC DO FIM DO MUNDO e contra os demais ataques aos direitos dos trabalhadores e ao serviço público.

Ao final da Plenária, as propostas foram encaminhadas e aprovadas pelos participantes. Ficou aprovado aconfecção de uma "Carta da Bahia", para a sociedade denunciando o golpe e o retrocesso que o pais sofrerá, com a redução drástica de toda a oferta de serviços públicos, caso estas medidas sejam aprovadas.

Foi aprovado também, para o dia 11/11:

- Caminhada dos estudantes da reitoria da UFBA, ao Fórum Rui Barbosa;

- Concentração dos movimentos sociais às 7h, na região do Iguatemi.

Sindicalistas presentes, também se comprometeram a doar alimentos e material de uso pessoal aos estudantes que ocupam escolas e universidades.

A Plenária fez um balanço positivo das ações de preparação da greve geral em nosso estado, com mobilizações de diversos sindicatos da capital e do interior, panfletagens convocando a greve em grandes locais de circulação de pessoas e nos maiores bairros populacionais, através principalmente de carro de som e redes sociais.

Até o dia 11/11, a orientação é que sindicatos, movimentos sociais e estudantes, façam panfletagens e mobilizações em diversos pontos da cidade e do interior, informando sempre os locais as entidades, visando a participação de todos e todas.

Fonte: a partir de informações dos presentes na plenária.