Notícia postada dia 31/08/2016

Assembleia aprova liberação de diretor, seminário sobre carreira e grupo para estudar o clube

Categoria participou nesta terça-feira (30), na Justiça Federal, de Assembleia Ordinária onde temas polêmicos foram debatidos.

No início da AG, o servidor Cristiano Cabral entregou um requerimento assinado pelo COLETIVO DE SERVIDORES DA JUSTIÇA FEDERAL contendo uma moção de repúdio contra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e construção de uma greve geral. Fazendo contraponto, o diretor sindical Francisco Filho e o servidor Freitas Junior realizaram defesa contra a apreciação das propostas apresentadas naquele momento porque esse tema não constava na pauta divulgada pela entidade.

Ao final da Assembleia, o requerimento foi novamente apresentado com solicitação de que conste na pauta da próxima Assembleia, a ser marcada em até 15 dias. A mesa colocou em votação e o pedido foi aprovado.

Dando prosseguimento à Assembleia, servidores deram informes locais e nacionais. Os servidores foram convocados a se mobilizarem contra os nefastos projetos que atacam os trabalhadores, como a PEC 241, que congela os salários, PLP 257 e as terceirizações.

Aprovação PLN 3

Resultado de esforço e luta da categoria, o PLN 3 que garante recursos orçamentários para a Isonomia dos Chefes de Cartório foi comemorada pelos presentes. O SINDJUFE-BA teve atuação fundamental para a aprovação do projeto. O diretor do SINDJUFE-BA Tiago Mimoso, esteve constantemente em Brasília trabalhando junto aos parlamentares para a aprovação do projeto.

Liberação de diretor

Foi referendada a liberação do diretor sindical, Lourival Matos, para atuação mais incisiva do sindicato em defesa dos direitos da categoria. A maioria dos sindicatos baianos possuem diretores liberados, agora os servidores do PJU da Bahia terão maior presença do SINDJUFE-BA nos órgãos. Pelo tamanho do estado da Bahia, a diretoria avalia como necessário a liberação de no mínimo três diretores, porém a legislação atual só permite a liberação de dois. Além do mais, a situação financeira do sindicato não comporta nesse momento as duas liberações.

Criação de comissão para estudar a sede social (Clube)

A criação de uma comissão para estudar o clube do sindicato foi aprovada pelos servidores, com entendimento de que o clube é um patrimônio da categoria e somente ela poderá decidir encaminhamentos sobre o espaço. Assim, foi aprovado que o grupo será constituído por dois servidores de cada órgão, com exceção do TRT que terá direito a três servidores, já que a base do TRT teve maior participação na criação do clube. Os funcionários do sindicato também escolherão um representante para esse estudo dentre os que trabalham no Clube.

Grupo de carreira

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou uma portaria no dia (18) de agosto que estipula prazo de 90 dias para criação de grupo interdisciplinar que vai discutir Plano de Cargos e Salários do Judiciário Federal. Em breve, a categoria será convocada pela Fenajufe para apresentar propostas. Os baianos já haviam aprovado reativar o estudo sobre carreira e agora agendarão um Seminário sobre esse assunto tocando também na conjuntura atual.

DELIBERAÇÕES

1) Liberação de diretor Lourival Matos
2) Criação de comissão para estudar a Sede Social (CLUBE).
3) Seminário para discutir Carreira e Conjuntura no dia (24) de setembro, no clube do sindicato.
4) Convocação de uma Assembleia Geral em até 15 dias com a inclusão dos seguintes pontos de pauta: 1) Proposta de moção de repúdio contra o golpe 2) Proposta de construção de uma greve geral.