Notícia postada dia 03/08/2016

Mande e-mail para os deputados federais da Bahia contra o PLP 257. Veja a lista dos e-mails aqui

Mande e-mail para os deputados federais da Bahia contra o PLP 257. Veja a lista dos e-mails AQUI

A votação do PL 257 foi adiada para a próxima semana. O projeto acaba com a carreira do servidor público nas três instâncias. Congela salários, suspende promoções e progressões, retira direitos, como licença prêmio, quinquênio, anuênio, coloca fim aos concursos e incentiva a demissão voluntária. A pressão que estamos fazendo está surtindo efeito, mas é preciso intensificar. A partir de hoje, mandem e-mails para todos os deputados federais da Bahia com o pedido de não destruição da carreira dos servidores públicos. É preciso que todos nós nos empenhemos antes que seja tarde demais.

SEGUE UM TEXTO MODELO QUE PODE SER USADO PARA ENVIAR AOS DEPUTADOS:

Senhor deputado, venho por meio deste e-mail pedir que durante a apreciação do PLP 257/16, projeto que acaba com a carreira do servidor público, o senhor demonstre que representa realmente os trabalhadores e vote contra. O PLP 257/16 não prejudicará somente nós funcionários públicos, mas toda a população que depende do serviço público, especialmente em áreas essenciais como saúde, educação e segurança. Não aceitaremos a perda de direitos! Estamos atentos ao voto dos nossos representantes no Congresso Nacional!

Texto a seguir do site Auditoria Cidadã da Dívida:

Todos (as) os (as) Parlamentares precisam estar atentos à responsabilidade de seu voto no PLP 257/2016.

“De um lado, o PLP-257 provoca ampla reforma administrativa que inclui o corte de direitos dos trabalhadores e aposentados do setor público de todas as esferas, na medida em que prevê graves alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal; dano aos apresentados do regime geral ao indicar a limitação do reajuste do salário mínimo; privatização da previdência dos servidores públicos para um sistema de risco, além da restrição do tamanho do serviço público, afetando toda a sociedade, especialmente os mais pobres, que não possuem outra alternativa de acesso a serviços fora da rede pública.

De outro lado, o PLP 257 privilegia o Sistema da Dívida, transforma a União em seguradora internacional de investimentos e garante a remuneração de toda sobra de caixa dos bancos.

O privilégio ao Sistema da Dívida consta expressamente na exposição de motivos do PLP-257, que explicita o objetivo de “…assegurar a (…) sustentabilidade intertemporal da dívida pública”.

A responsabilidade dos (as) Parlamentares é muito grande, pois todo o dano que está para ser provocado contra milhões de trabalhadores ativos e aposentados, do regime próprio e estatutário, está sendo justificado pela obrigação de destinar mais recursos ainda a uma chamada dívida pública que nunca foi auditada, como manda a Constituição Federal – art. 26 do ADCT.

O Congresso Nacional vem se omitindo, historicamente, em cumprir o dispositivo constitucional que determina a auditoria da dívida pública. Os demais órgãos de controle igualmente têm se omitido. A CPI da Dívida Pública realizada na Câmara dos Deputados em 2009/2010 e demais trabalhos da Auditoria Cidadã da Dívida têm demonstrado que a dívida pública não tem contrapartida legítima e acumula uma série de escândalos, por exemplo:
• transformações de dívidas do setor privado em dívidas públicas;

• utilização de mecanismos meramente financeiros que geram dívida sem contrapartida alguma ao país ou à sociedade, a exemplo das escandalosas operações de swap cambial e operações compromissadas realizadas pelo Banco Central que já superam R$ 1 trilhão;

• pagamento de excessivos, ilegítimos e injustificáveis juros, encargos e taxas que multiplicam o valor da dívida por ela mesma;

• contínuo pagamento de juros sobre juros de forma insustentável, que configuram a ilegal prática do anatocismo;

• contabilização de grande parte dos juros como se fosse amortização, o que tem servido para burlar o art. 167, III, da Constituição Federal (regra de ouro);

• pagamento de ágios injustificáveis que chegaram a 70% do valor nominal, em resgates antecipados, ou seja, sobre dívidas que sequer se encontravam vencidas;

• operações de transformação de dívida em paraísos fiscais, sem transparência alguma, e com suspeita de renúncia à prescrição;

• refinanciamentos obscuros com cláusulas expressas de renúncia à soberania, renúncia à imunidade e renúncia à alegação de nulidade, ainda que existente nos contratos;

• transformação de questionáveis passivos de bancos em dívidas públicas;

• remanejamento estatístico obscuro, gerando obrigação financeira adicional;

• ausência de documentação e de transparência desde a origem na década de 70, tanto da dívida federal como estaduais;

• falta de justificativa plausível para o crescimento espantoso, de mais de R$ 730 bilhões da dívida interna federal em apenas 11 meses de 2015, ano em que o investimento no País foi de apenas R$9,6 bilhões.

• diversos e graves indícios de ilegalidade e ilegitimidade.”

VEJA A LISTA DOS DEPUTADOS FEDERAIS BAIANOS

Afonso Florence - dep.afonsoflorence@camara.leg.br