Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 13/07/2016

Notícia postada dia 13/07/2016

PLC 29/16 ainda aguarda sanção; Planejamento recomenda veto ao artigo 6º

PLC 29/16 ainda aguarda sanção; Planejamento recomenda veto ao artigo 6º

No final da tarde desta terça-feira, 12, o diretor do Sintrajufe/RS e da Fenajufe, Cristiano Moreira, fez contato com a Casa Civil da Presidência da República, a fim de saber qual a perspectiva de sanção do PLC 29/16 e do PLC 26/16, projetos de reposição salarial, respectivamente, do Judiciário Federal e do MPU. Embora sejam projetos similares, eles têm andamentos distintos: o PLC 26/16 já teve apresentado parecer da AGU; o PLC 29/16 teve apresentado parecer do Ministério do Planejamento.

 

De acordo com Cristiano, o PLC 29/16 é o que mais preocupa no momento, pois o parecer do Ministério do Planejamento recomenda o veto de Michel Temer (PMDB) ao art. 6º do projeto, que trata da absorção dos 13,23%. “Frente a esse quadro, é fundamental aumentar a pressão para que o projeto seja sancionado na íntegra, pois o art. 6º absorve a VPI e parcelas decorrentes, abrangendo os 13,23% e, em tese, a manutenção do artigo poderia ajudar na tentativa de reverter o ataque ao direito já perpetrado pelo STF", explica o dirigente.

 

O início da implementação também é um fator de preocupação. Embora ainda esteja pendente o parecer do Ministério da Fazenda, não está confirmado o pagamento da primeira parcela em julho. Há um entendimento no governo de que esse dispositivo deveria ser vetado em razão de já se estar no meio do mês, o que contraria a avaliação de diversos parlamentares e do próprio STF quando da aprovação no Congresso.

 

O prazo final para sanção é dia 20 e, provavelmente, deve ser utilizado pelo governo. “O risco existe. Fundamental a pressão para garantir o pagamento da primeira parcela no mês de julho e a sanção do projeto na íntegra. Portanto, temos alguns dias, ainda, para fazer essa cobrança junto ao STF e às lideranças do governo. Não podemos aceitar mais prejuízo do que aquele já acumulado ao longo de dez anos de arrocho e perdas salariais”, afirma Cristiano.

 

Fonte: Sitraemg



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE