Notícia postada dia 12/07/2016

Servidores e população dizem NÃO ao fechamento do TRT-BA

Centenas de pessoas participaram do ato realizado na manhã desta segunda-feira (11), no TRT do Comércio, contra o corte de gastos no Orçamento de todos os Tribunais do Trabalho. Reconhecido por servidores, advogados, juízes e população em geral como um golpe mortal aos TRTs, os cortes orçamentários configuram o que já havia sido dito há algum tempo: o sucateamento do serviço público frente aos interesses da elite brasileira, mancomunada com parlamentares e Governo.

O evento contou com participação de diversas centrais e entidades sindicais, as quais proferiram palavras de ordem e discursos inflamados onde ressaltaram que os trabalhadores celetistas sofreriam os maiores danos com essa medida.

Os cortes atingiram todo o Judiciário Federal, mas os TRTs tiveram descontos de 50% das verbas para custeio e 90% para investimentos.

Agora, as partes envolvidas diretamente com o TRT-BA – advogados, magistrados, servidores e representações sindicais – devem fazer um ato unificado nacional e, pressão e vigilância constantes aos parlamentares, inclusive com manifestações públicas em Brasília.

Os coordenadores do SINDJUFE-BA Denise Carneiro, Francisco Filho, Heve Estrela e Lourival Matos fizeram falas de defesa ao TRT, símbolo dos direitos da classe trabalhadora, e citaram o golpe que o Governo tenta dar ao realizar este corte orçamentário, enfraquecendo cada vez mais a Justiça e a CLT, abrindo caminho para os regimes de semi-escravidão e desrespeito aos trabalhadores.

O SINDJUFE-BA solicitará à Fenajufe a realização de um ato nacional contra os ataques aos TRT’s e realizará um debate no final do mês de julho junto com outros sindicatos, movimentos organizados e sociedade civil.