Notícia postada dia 06/07/2016

Diretoria SINDJUFE-BA se reúne com presidência TRT

Em reunião com a desembargadora, Maria Adna Aguiar, presidente do TRT e diretora Cátia Cristina do SINDJUFE-BA e o servidor Alberto Rajy, as partes trataram de temas como: 13%, PLC 29, condições de trabalho, Olimpíadas TRT’s.

13%

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o pagamento dos 13,23% em todos os Tribunais do Trabalho. A desembargadora Maria Adna Aguiar afirmou que sentiu autorização de não pagar mais os 13%, devido à decisão de Gilmar Mendes e que a retirada dos 13% já entraria na folha do mês de julho. O SINDJUFE-BA se posicionou no sentido de que não descontasse.

PLC 29

A desembargadora também afirmou que pediu apoio da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) pela aprovação do PLC 29.

Horário de funcionamento TRT

A mudança no horário de funcionamento do TRT também foi informada pela desembargadora.

Decisão liminar proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, determinou o horário de funcionamento do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), a partir do dia 1º de julho de 8 às 17h, nas unidades judiciárias, com atendimento ao público nas Varas do Trabalho somente a partir das 9h. Nas unidades administrativas, o funcionamento será das 8 às 15h30, exceto no que se refere aos serviços de protocolo, que deverão ser prestados até às 18h.

Condições de trabalho

Quadro insuficiente no número de servidores tem acarretado uma sobrecarga nos trabalhadores do órgão.

A questão da sobrecarga dos servidores foi pontuada pelo sindicato e a diretoria também reivindicou o retorno do atendimento clínico psicológico no TRT e a inclusão da avaliação psicológica também no periódico, além de atendimento psicológico e ordinário nas unidades.

Saúde interior do estado

A diretora do SINDJUFE-BA Cátia Cristina Silva Soares e o servidor Alberto Rajy relataram sobre a questão da saúde no interior do estado. Os servidores se queixam a respeito sobre a presença de médicos no interior do estado. A administração disse que vai avaliar o caso e as queixas.

Olimpíadas

O SINDJUFE-BA encaminhou solicitação para que o TRT apoiasse a participação de funcionários e servidores nas olimpíadas dos TRT’s, na 15° olímpiada que será realizada em Natal, 19 a 26 de novembro.