Notícia postada dia 27/06/2016

Categoria do TRE repudia resolução que determina sete horas de jornada

Resolução publicada pela presidência do TRE nesta última segunda-feira (20) provocou reação na categoria reunida em Assembleia de base na tarde do dia (21), no saguão do TRE.

Os servidores se mostraram indignados perante a Resolução Administrativa n° 10, a qual determina sete horas como jornada de trabalho, desrespeitando uma conquista da categoria, a jornada de seis horas.

“30 horas nos pertence, mostramos à administração que possuímos este bem jurídico. Legalmente a escravidão no Brasil foi estabelecida, as mulheres não tinham direito do voto, filhos fora do casamento não tinham direito a nada. Então a sociedade avança. A lei só materializa o que a sociedade sonha e aspira”, protestou o servidor Jair Rodrigues.

Publicada de forma unilateral, a resolução demonstra mais uma vez o descaso da presidência do órgão em abrir um canal de diálogo com os servidores.

“Em menos de três meses estas decisões da atual administração cassam nossos direitos. Estão pisando em cima dos servidores. Decisões assim são tomadas sem que sejamos comunicados”, criticou o servidor Silas.

Deliberações:

- Duas comissões distintas para negociação com a presidência com temas específicos. Uma que tratará da compensação das horas da greve e outra sobre a Resolução n° 10/ 12, cujos suplentes eleitos foram (Inajara, Paulo e Sumaia);

- Analisar os documentos que o diretor geral Raimundo de Campos Vieira apresentou no auditório;

- Que o sindicato encaminhe ofício à administração solicitando que não se edite Ato sobre resolução n° 10 antes da Mesa de Negociação;

- 7° e 8° horas sejam colocadas em bancos de horas;

- Defesa da jornada das seis horas;

- Defesa do banco de horas;

- Que o sindicato cancele ofício anterior encaminhado à administração e o retifique informando que os representantes da categoria nas negociações são: sindicato e comissões eleitas, em assembleias setoriais, pela categoria.

- Nova Assembleia Setorial.