Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 20/10/2010

Notícia postada dia 20/10/2010

STF nega recurso do governo contra liminar que veta corte de ponto na greve no TST

STF nega recurso do governo contra liminar que veta corte de ponto na greve no TST

O ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, negou recurso da União contra decisão do STJ que proíbe o desconto dos dias parados na recente greve dos servidores do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

 

A reclamação da União ao STF (número 10.580) é contra uma liminar deferida pelo ministro Carlos Meira, do Superior Tribunal de Justiça, concedida em ação (PET 7960) movida pelo sindicato de Brasília (Sindjus-DF) e que impede o corte de ponto no TST.

 

Para o advogado César Lignelli, da assessoria jurídica do SITRAEMG, é uma boa notícia para toda a categoria. “Ainda não saiu a publicação, portanto não há como saber quais foram os termos da decisão. Contudo, já é um importante precedente”, diz.

 

A questão dos dias parados na greve é alvo de disputa entre servidores e administrações em parte dos tribunais regionais do país. Além disso, há três ações sobre a greve a serem julgadas pelo pleno da 1ª Sessão do STJ, nas quais as partes são, de um lado, a federação nacional (Fenajufe) e o Sindjus-DF e, de outro, a Advocacia Geral da União.

 

Não há previsão de data para o julgamento dessas ações, referentes a medidas do governo federal e da própria administração do Judiciário Federal que tentavam cercear o exercício do direito de greve dos servidores.

 

Por Hélcio Duarte Filho, para o SITRAEMG



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE