Notícia postada dia 24/05/2016

Presidente do TST discute orçamento da Justiça do Trabalho com ministro do Planejamento

Uma reunião na quinta-feira (19/5) entre o presidente do TST e do CSJT, ministro Ives Gandra Martins da Silva Filho e Romero Jucá, ministro interino do Planejamento, discutiu as necessidades orçamentárias da Justiça do Trabalho frente aos relatos de precariedade vivida pelos Tribunais Regionais do Trabalho ante o contingenciamento de recursos no Poder Judiciário Federal.

Na avaliação do Tribunal Superior do Trabalho, Jucá se mostrou “sensível”  às demandas da JT.

Participaram do encontro, o presidente do Coleprecor e do TRT da 15ª Região (Campinas), desembargador Lorival Ferreira dos Santos, o presidente da Frente Parlamentar Mista para o aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, deputado Valtenir Pereira (PMDB/MT) e o conselheiro do CSJT e desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC).

CNJ

Na semana passada o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou emissão de parecer favorável ao crédito suplementar de R$ 950 milhões solicitados pela Justiça do Trabalho, para cobrir déficits projetados e suprir cortes no orçamento da pasta em 2016.

Saída de Jucá

Nesta segunda-feira (23/5) o jornal Folha de São Paulo trouxe matéria sobre gravações de conversas telefônicas com autorização da Justiça na Operação Lava Jato. Nelas, o então senador Romero diz que uma mudança de governo resultaria num pacto para barrar a Lava Jato.

Ainda pela manhã na segunda-feira como ministro interino do Planejamento, Jucá negou as acusações. À tarde ele anunciou o licenciamento do cargo de ministro, até resposta a consulta destinada à Procuradoria Geral da República sobre eventuais impedimentos para o exercício da função de ministro de Estado, mesmo sendo investigado.

A Fenajufe avalia o impacto do afastamento de Romero Jucá do ministério do Planejamento após divulgação das gravações. A Federação continuará cobrando o compromisso do presidente interino, pela manutenção dos acordos construídos no governo Dilma Rousseff.