Notícia postada dia 20/10/2010

Assessor da Presidência diz a servidores que equipe de transição deverá tratar do orçamento

Servidores levaram ao gabinete da Presidência da República, na sexta-feira (15), um documento em defesa da viabilidade orçamentária da revisão do PCS dos trabalhadores do Judiciário Federal por meio do PL 6613/2009, que se encontra parado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Os servidores estiveram em Brasília com Diogo de Sant’Ana, primeiro assessor de Gilberto de Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Entregamos o documento elaborado pelo Sinjutra pedindo que o presidente Lula inclua o nosso plano de cargos e salários na Lei Orçamentária Anual”, relata José Augusto Hammerschmidt, o Hammer, da Justiça do Trabalho de Araucária, cidade do Paraná. Ele esteve na Presidência da República acompanhado do servidor aposentado Francisco Resende, responsável pela obtenção do encontro no Planalto. Ambos representavam o sindicato da Justiça do Trabalho do Paraná (Sinjutra).

Segundo Francisco, Sant’Ana disse aos servidores, ao receber o documento, que o encaminharia ao Planejamento e ao Planalto, mas mencionou que a questão do PCS depende da intervenção direta do ministro Peluso junto ao presidente Lula, para que o projeto seja incluído no orçamento.

No material entregue, encontram-se, além do pedido a Lula, cópias do PL 6613/2009 e de estudo do economista Washington Lima, que assessora sindicatos da categoria, entre os quais o SITRAEMG, sobre a questão orçamentária.

Sant’Ana disse ainda que o ‘orçamento do Judiciário é imenso e que acha estranho que os juízes tenham sido incluídos e os servidores, não’. Ele avaliou que a questão da dotação orçamentária de 2011 provavelmente será tratada pela equipe de transição para o próximo governo, após as eleições.

Para Hammer, iniciativas como essa ida ao Planalto, que ocorreu na véspera da reunião ampliada federação nacional (Fenajufe), são importantes porque colocam em evidência de alguma forma a luta dos servidores. “Mostra que a categoria está se movimentando, embora não esteja em greve, [para] ter um avanço na tramitação do PCS”, diz.

A reunião ampliada da federação nacional (Fenajufe), realizada no sábado (16), aprovou pressionar também os dois candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDBB), para que se posicionem sobre o projeto dos servidores. A decisão, tomada por maioria, revoga a posição da diretoria executiva da Fenajufe, aprovada pelo setor majoritário na entidade, que decidira não jogar mais peso nisso e não procurar os candidatos.

Ocorrida em Brasília, a reunião também deliberou pela realização de um dia nacional de luta em 26 de outubro próximo e por adiar para a segunda quinzena de novembro o indicativo de nova greve, que começaria no dia 17. Antes, no dia 11 do mês que vem, haveria uma jornada nacional de protestos com paralisação por 24 horas.

Fonte: Por Hélcio Duarte Filho, enviado a Brasília, para o SITRAEMG