Notícia postada dia 22/04/2016

Diretoria do SINDJUFE-BA se reúne com presidência do TRT 5

O SINDJUFE-BA reuniu-se com a desembargadora, Maria Adna Aguiar, presidente do TRT 5,  na última quarta-feira, 20, no prédio TRT Comércio, os coordenadores Alex de Souza e Heve Estrela Ramos representaram o sindicato. Temas como 13%; redução da jornada e cortes orçamentário do governo foram tratados na Mesa de Negociação. Na reunião, a desembargadora chamou atenção com a tentativa de se acabar com a Justiça do Trabalho.

13%

Primeiro ponto a ser tratado, os diretores sindicais pediram à extensão dos 13% aos demais servidores não filiados à Anajustra, com a incidência na remuneração atual, a presidente disse reconhecer o pleito e que no atual momento luta-se para garantir os 13% aos servidores que já recebem para depois se estender. A desembargadora apontou que a sessão do dia 26 de abril, no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que tratará dos 13% é importantíssima para a categoria.

Redução de jornada

A redução da jornada de trabalho para 6 horas, visando o bem-estar do servidor, também foi pautada na mesa de negociação, a desembargadora se comprometeu a realizar mais estudos sobre esta demanda da categoria.

Vacina contra vírus H1N1

Os coordenadores do SINDJUFE-BA reivindicaram a imunização dos servidores no órgão, frente o vírus H1N1, a resposta que obtiveram foi a de que uma licitação da vacina para o tribunal está sendo providenciada.

Também foi pleiteado uma caixa institucional para o SINDJUFE-BA usar, ou, alternativamente, autorização pra mandar e-mail pra lista de servidores, visando passar informativos e espaço da intranet do TRT5, pra divulgação de notícias do SINDJUFE-BA; pautas que a desembargadora também disse encaminhar para estudo.

Oficial de Justiça Avaliador Itaberaba

No interior da Bahia, na cidade de Itaberaba, um oficial de Justiça Avaliador Federal está sozinho e sobrecarregado, numa jurisdição que deveria conter três Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (OJAFs), a desembargadora disse ir buscar uma solução interna com o diretor.

Aproveitando a questão dos oficiais de Justiça, a coordenadora, Heve Estrela Ramos elaborará uma pauta de reivindicações dos oficiais de Justiça, para que posteriormente, a desembargadora, Adna Aguiar, articule com magistrados e diretores uma reunião sobre esta pauta de reivindicações a fim de que sejam traçados as ações.

Ar condicionado prédio TRT Comércio

O ar condicionado no prédio do Comércio no térreo não está funcionando, os servidores afirmam que o calor está insuportável; em resposta este pleito, a desembargadora Adna Aguiar afirmou que o tribunal aguarda uma licitação do banco Caixa Econômica a fim de solicitar o ar condicionado.

Instalação da Vara de Trabalho de Serrinha

Sobre a instalação da vara de Trabalho de Serrinha, a desembargadora disse que aguarda a finalização e estudo da redistribuição para verificar a viabilidade.

Transferência de feriados

Quanto à possibilidade de transferir os feriados, que caem durante dias da semana para segunda-feira ou sexta-feira, para que os servidores que tenham famílias em outras localidades viabilizar a visita aos mesmos, a presidente disse que este pleito está sob análise.

Cortes orçamentários e consequente desvalorização do Judiciário

Neste momento de cortes orçamentários e ataques ofensivos do governo com objetivo de sucatear o Judiciário, a Justiça do Trabalho é o órgão mais atingido com os cortes sofridos em 2016. A presidente informou que um Ato de valorização da Justiça de Trabalho vai ser realizado no dia 2 de maio, às 9h, os diretores presentes afirmaram manifestar apoio na luta contra o desmonte do serviço público.