Notícia postada dia 18/10/2010

26 de outubro é Dia Nacional de Luta e 11 de novembro greve de 24 horas

Calendário aprovado na ampliada inclui também indicativo de greve por tempo indeterminado a partir de 17 de novembro. Sindicatos devem fazer assembleias até dia 11/11

BRASÍLIA - 19/10/10 - A necessidade de retomar a mobilização em nível nacional ainda este mês e a construção de um movimento grevista para novembro foram os principais pontos destacados pelos participantes da reunião ampliada da Fenajufe, realizada no último sábado [16], em Brasília. Cerca de 90 servidores, representando 25 sindicatos, debateram, no encontro, o andamento das negociações referentes aos Planos de Cargos e Salários da categoria e, diante da falta de um acordo concreto entre as cúpulas do Judiciário Federal, do MPU e do Executivo, concluíram que a saída é iniciar, ainda antes do segundo turno das eleições, a construção de um movimento mais forte para novembro.

Após o debate promovido pelos servidores presentes, foi aprovado, por maioria, o calendário que conta com o Dia Nacional de Mobilização e de Lutas em 26 de outubro, greve de 24 horas no dia 11 de novembro e indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17 de novembro.

No dia 26 de outubro, os sindicatos deverão promover várias atividades com os servidores, como paralisações, manifestações e atos públicos, debates nos locais de trabalho e assembleias. O objetivo da Fenajufe e dos sindicatos de base é preparar a categoria para as outras datas aprovadas pelos delegados da ampliada, que exigem uma maior mobilização dos servidores.

“Está claro que o governo continua nos enrolando com essa história de jogar as negociações para depois do segundo turno das eleições. Também sabemos que há uma conivência, tanto da presidência do STF como da Procuradoria Geral da República, que não tomam as rédeas desse processo junto ao Executivo. Nesse sentido, não podemos ficar parados, esperando as eleições passar para depois construirmos a deflagração de uma greve por tempo indeterminado. É isso que o governo quer e não vamos nos curvar aos seus interesses. Não há nada de concreto até o momento e por isso devemos retomar, ainda neste mês, a construção de um movimento mais radicalizado”, ressalta o coordenador geral Saulo Arcangeli, ao orientar que todos os sindicatos preparem os servidores para o Dia Nacional de Mobilização e de Lutas em 26 de outubro, realizando assembleia e outras atividades de mobilização.

Greve de 24 horas
A reunião ampliada no último sábado também aprovou a greve de 24 horas no dia 11 de novembro. Na avaliação dos participantes do encontro, esse dia será crucial para forçar o retorno das negociações com o governo, uma vez que nesta data já estará definido o próximo presidente da República. Isso porque representantes do atual governo garantiram, em várias conversas com o ministro César Peluso, que as negociações a respeito da previsão orçamentária dos PCSs serão submetidas ao presidente eleito no próximo dia 31 de outubro.

O coordenador geral Ramiro López afirma que a Fenajufe continua pressionando lideranças dos três poderes, visando agilizar o processo ainda em outubro. “Estamos fazendo todos os esforços possíveis para garantir o fechamento do acordo do Judiciário e do Ministério Público com o Executivo. No entanto, como as atenções estão voltadas para o segundo turno das eleições, sabemos das dificuldades de conseguir algum retorno nas próximas semanas, antes do dia 31 de outubro. Por isso, na minha avaliação, é preciso todo o empenho para garantir o cumprimento do nosso calendário de luta, aprovado na ampliada, para construir uma forte mobilização agora em outubro e também em novembro”, enfatiza Ramiro.

A Fenajufe espera que todos os sindicatos já comecem a trabalhar esse calendário com a categoria a partir de agora. Além disso, orienta que todos os sindicatos realizem assembleias em seus estados até o dia 11 de novembro para discutir e definir com a categoria o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17.

“Precisamos de uma forte adesão da categoria nos dias 26 de outubro e 11 de novembro para que possamos deflagrar uma greve forte e unificada, caso não haja qualquer negociação que sinalize para um acordo capaz de aprovar e implementar os PLs 6613/09 e 6697/09. É fundamental que os sindicatos discutam com os servidores, de forma aprofundada, o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17”, reforça Zé Oliveira.

Os coordenadores orientam que os sindicatos informem à Fenajufe o tipo de atividade que realizarão no dia 26 de outubro e no dia 11 de novembro, enviando informações para o e-mail imprensa@fenajufe.org.br. O objetivo da Fenajufe é dar visibilidade às mobilizações e também incentivar a participação da categoria nas atividades em todos os estados.

Ampliada reafirma necessidade de audiência com presidenciáveis
A reunião ampliada da Fenajufe também reafirmou os pedidos, feitos pela Fenajufe na semana passada, de audiência com os candidatos a Presidência da República Dilma Roussef e José Serra, que disputarão o segundo turno no dia 31 de outubro. No encontro de sábado, os servidores ressaltaram a importância das reuniões, visando garantir o compromisso dos dois presidenciáveis à principal reivindicação da categoria no momento: a aprovação e a implementação dos PLs 6613/09 e 6697/09, que revisam os PCSs do Judiciário Federal e do MPU.

Da Fenajufe – Leonor Costa