Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 20/04/2016

Notícia postada dia 20/04/2016

O pagamento da dívida pública sacrifica ainda mais população em tempos de crise

O pagamento da dívida pública sacrifica ainda mais população em tempos de crise

Núcleo Baiano da Auditoria Cidadã realizou palestra sobre o Sistema da Dívida e impressionou os presentes sobre a gravidade do tema para a população brasileira
 
 
 
Ontem a noite o Núcleo Baiano da ACD realizou uma palestra sobre o Sistema da Dívida e a sua relação com a economia brasileira.  A palestra foi realizada na UNEB - Universidade do Estado da Bahia, através de uma iniciativa da Diretório Acadêmico de Administração da universidade e do Núcleo Baiano da Auditoria Cidadã.

Em auditório quase cheio de estudantes de Ciências Contábeis principalmente mas também de outras áreas, o contador Bruno Tito Pereira e a economista Priscila Martins de Oliveira explanaram sobre o Sistema da Dívida Pública. Os presentes demonstraram supresa com o que aprendiam ali. Priscila compreendeu e justificou o desconhecimento: “a rede globo, e demais órgaos de comunicação de massa, não tem interesse em mostrar o que está por trás dessa dívida que suga quase metade do orçamento público do Brasil”.  Tito esclareceu que a política do financiamento torna a dívida impagável: “do jeito que está, essa dívida é impagável. A remuneração dos juros é altamente nociva aos cofres públicos e a população precisa agir antes que o Brasil tenha que abrir mão da outra metade do orçamento para pagar banqueiros!”

Os palestrantes foram didáticos na apresentação da obrigatoriedade constitucional de se auditar essa dívida, mas “nenhum governo desde 1988 teve coragem de propor essa auditoria, ao contrário, a presidenta Dilma ainda vetou nesse ano o artigo da LOA que previa a realização dessa auditoria. Por que será?”


Após as explanações dos palestrantes os presentes compreenderam que o pagamento dos juros da dívida nunca sofre perdas mesmo quando o País está em crise. Ao contrário, a crise ainda é mais profunda para a população justamente porque o Brasil prioriza o pagamento aos banqueiros e para isso efetua cortes brutais nos serviços públicos e eleva impostos e taxas.

O SINDJUFE-BA esteve presente no evento e propôs que os estudantes viessem reforçar o movimento pela auditoria cidadã.



Próximas atividades:

Dia 17/05 Seminário sobre o sistema da dívida nos Municípios, em Salvador;


Grupo de Estudo: Decifrando A Dívida Pública

Ativação do Grupo de Estudo que se reunirá quinzenalmente aos sábados de 9 às 11 horas em locais alternados. As duas primeiras datas já estão definidas:  28/05 e 12/06;
 
Esse grupo tem por objetivo estudar o sistema da dívida em todos os níveis e disseminar o conhecimento sobre o assunto.
 
Saiba mais sobre esse tema acessando o site da Auditoria Cidadã
 
www.auditoriacidada.org.br
 
 


 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE