Notícia postada dia 14/10/2010

Assembleia Geral delibera calendário de mobilização que será encaminhado à Ampliada da Fenajufe

A Assembleia Geral realizada na tarde desta quinta-feira, 14, na Justiça Federal em Salvador, deliberou diversas ações. Entre elas a escolha os delegados que vão representar os baianos na Reunião Ampliada da Fenajufe, que acontece neste sábado, além de suspender temporariamente a decisão da AG que deliberou a aceitação do subsídio como forma alternativa ao PCS caso este não seja aprovado na íntegra. Na ocasião também foram dados informes nacionais e locais.

Rogério Fagundes, juntamente com Denise Carneiro e Gilveraldo Dórea, coordenadores do SINDJUFE-Ba, deram os informes nacionais (acerca da reunião com o CNJ e Alcides Diniz; decisão do CNJ sobre os concursos de remoção; Pedido de alteração da Resolução 63/CSJT pelos presidentes dos TRTs no Coleprecor, e, acerca do PCS que ainda está parado na CFT da Câmara e que a Fenajufe fará reuniões com lideranças do Judiciário mas, que estas sinalizam conversas apenas após as eleições) e locais (audiência com Lewandowski no TRE-Ba; denúncias acerca dos critérios de remoção no TRE-Ba - assunto que será debatido na Assembleia Setorial e já foi emitido ofício solicitando informações da Administração do órgão, pelo sindicato; nova reunião do grupo de estudos sobre plano de saúde de autogestão no TRT e TRE no dia 21 próximo; resposta positiva da direção da Justiça Federal para a realização de exames periódicos dos servidores, após reivindicação feita pelo SINDJUFE, e, a festa dos servidores, a ser realizada no próximo dia 27).

Após estes informes a categoria debateu o calendário de mobilização a ser definido e apresentado na Ampliada da Fenajufe. Depois de grande debate sobre as estratégias para maior participação dos servidores da capital e do interior, foi definido, por maioria dos votos (32 contra 13, e 11 abstenções) que ocorrerá o seguinte:

20, 21 e 22 de Outubro, às 13h - Assembleias Setoriais no TRT Comércio, JF e TRE, respectivamente, para dar os informes da Ampliada da fenajufe e debater pontos específicos;
26 de Outubro - Assembleia Geral, com paralisação de 24h e ato no TRE, com indicativo de retorno à greve no dia 08/11, por tempo indeterminado.

Em seguida foram escolhidos os servidores que vão representar a categoria na Ampliada. A escolha foi feita mediante a checagem de quais servidores teriam disponibilidade para participar e que tinham desejo de participar do evento. Sendo assim, foi decidido por unanimidade, que os delegados são Francisco Filho, Jailson Lage, Joilton Pimenta, Lourival Matos e Myrtô Magalhães.

Perto do fim da AG, uma servidora iniciou o debate sobre a necessidade de que os delegados defendessem a proposta deliberada na ocasião, com defesa do PCS. Em seguida, diversos servidores também se manifestaram sobre a decisão tomada na AG realizada no TRE e que deliberou o fim da greve e a aceitação do subsídio como forma alternativa ao PCS, caso este não seja aprovado na íntegra. Após debate extenso, com 21 votos, a categoria deliberou suspender TEMPORARIAMENTE tal decisão, deixando para o próximo dia 09/11 a realização de um debate seguido de AG sobre este tema, a fim de que os servidores possam participar amplamente da discussão e decidir o que será feito, já que muitos alegam que o tema não estava na pauta da AG que deliberou a suspensão da greve. A outra proposta defendia a não suspensão desta decisão, deixando isso a cargo da próxima AG.