Notícia postada dia 13/10/2010

Reunião ampliada do dia 16 definirá rumos do movimento

Sindicatos devem mobilizar categoria para o encontro nacional e enviar nomes para a Fenajufe até dia 13

No próximo dia 16, servidores do Judiciário Federal e do MPU de vários estados se encontrarão em mais uma reunião ampliada da Fenajufe que vai discutir a situação dos projetos de revisão salarial [PLs 6613/09 e 6697/09] e definir os próximos passos a seguir. Embora o presidente do Supremo Tribunal Federal [STF], ministro Cezar Peluso, tenha cancelado a audiência do dia 13 de outubro, que discutiria com diretores da Fenajufe as negociações referentes ao PL 6613/09, a Diretoria Executiva da Federação mantém a ampliada do próximo sábado [16], por avaliar que não é mais possível esperar uma resposta dos representantes dos dois Poderes para se posicionar e adotar medidas pela aprovação da revisão salarial.

A avaliação dos dirigentes da Fenajufe é que o momento exige unidade da categoria para garantir que, logo após o segundo turno das eleições em 31 de outubro, o STF retome as conversas com a Presidência da República para forçar um acordo capaz de aprovar o PL 6613/09 e implementar as duas parcelas em 2011.

O mesmo vale para o PL 6697/09, que revisa o salário dos servidores do MPU. Os sindicatos que têm os servidores do MPU em sua base devem também atuar, em conjunto com a Fenajufe, para pressionar o Procurador Geral da República a negociar com o Executivo a votação desse plano de cargos e salários.

“O impasse não é somente em relação ao PCS dos companheiros do Judiciário. O nosso do MPU também está em jogo, devido à falta de empenho do Procurador Geral em discutir a previsão orçamentária com o Executivo e ainda de manter a postura de não nos receber”, ressalta Jean Loiola, coordenador da Fenajufe e servidor do MPDFT. Ele ressalta, também, que somente uma campanha unificada em nível nacional será capaz de conquistar a revisão salarial do Judiciário e do MPU.

Com a indefinição do processo eleitoral no primeiro turno, o retorno das articulações entre os Poderes deverá se dar somente após a escolha do novo presidente da República, uma vez que em conversa com o ministro Peluso, o presidente Lula afirmou que era preciso levar essa questão para o futuro chefe do Executivo. No entanto, para a Fenajufe, independente de quem será o próximo presidente, a categoria precisa se reunir para avaliar o cenário. Por isso, a necessidade de que todos os sindicatos participem da reunião ampliada do próximo dia 16.

De acordo com a assessoria da Presidência do STF, não há previsão de data para a audiência, mas a Fenajufe vai atuar para que o presidente do STF receba os dirigentes sindicais o mais breve possível.

Eleições de delegados
Para participar da reunião ampliada da Fenajufe no dia 16, os sindicatos precisam eleger seus delegados em assembleia geral convocada para este fim. Nesse sentido, os coordenadores de plantão reforçam a necessidade de os sindicatos que ainda não realizaram assembleia geral que a convoquem para eleger seus delegados o mais breve possível. Lembram, também, que não há obrigatoriedade de aqueles sindicatos que já o fizeram convocar nova assembleia, pois foi acordado na diretoria que será aceita a inscrição dos delegados já eleitos.

Os sindicatos terão que enviar até o dia 13 de outubro, à secretaria da Fenajufe, pelo e-mail secpolitica@fenajufe.org.br, todos os documentos necessários para inscrever seus delegados e observadores à ampliada, que são: convocatória, lista de presença e ata da assembleia geral.

Reunião com presidente do TSE dia 14
A Fenajufe reafirma que a audiência com o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral [TSE], marcada para o dia 14 de outubro está confirmada. A pauta do encontro será a retomada das negociações a respeito do orçamento necessário à aprovação e implementação do novo plano de cargos e salários da categoria.

“Vamos colocar, mais uma vez, ao presidente do TSE, a preocupação da categoria quanto à falta de definição sobre a questão orçamentária e a votação de nosso PCS. Mesmo que o ministro Peluso tenha desmarcado a audiência, não podemos deixar de continuar cobrando da cúpula do Judiciário um posicionamento claro. E é para isso que vamos nos reunir com o ministro Lewandowski”, explica Cledo Vieira, coordenador de plantão. Segundo ele, o resultado da audiência no TSE também será debatido na reunião ampliada do dia 16.

Fonte: Fenajufe