Notícia postada dia 25/02/2016

SINDJUFE-BA realiza eleição online para sua nova Diretoria e Conselhos

Aconteceu de 8.35h até 17.35h desta quinta-feira (25) a votação para a Diretoria Geral, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia –SINDJUFE-BA para o triênio 2016-2019, com apuração dos votos na sede do sindicato imediatamente após o fechamento do prazo.

A única chapa concorrente, Renovação foi eleita com 107 votos. Os mais votados para o Conselho Fiscal foram, nessa ordem: Jeferson Passos (TRT de Feira de Santana), Luciana Liberatto (TRT de Salvador) e Rosemere Gonçalves (JF de Salvador).

Para o Conselho de Representantes, pela JF da Capital, estão eleitas: Selma Coelho, Rita Olívia e Elizabete Cardoso. Para o TRE foram eleitos: Henrique Quintanilha, pela capital e Érica Domingues por Retirolândia. Para o TRT foi eleito Paulo Agostinho, tendo como suplente Valdeberto Sena, ambos de Feira de Santana.

Sistema de votação online

Desenvolvido pelo setor de tecnologia do SINDJUFE-BA, o sistema de votação online foi a grande novidade dessas eleições. Este método de votação, econômico, rápido, seguro e eficiente permite que o servidor (a) vote por meio de celulares, notebook, netbook ou até televisões com sistema internet, não havendo mais necessidade de deslocamento para votação nem para o cadastro nem para o voto.

Período ruim

O período pós-carnaval caracterizado por esvaziamento dos tribunais somado ao fato de ser chapa única e também ao processo ser totalmente novo, exigindo cadastro prévio e ainda o fato de coincidir com o DIA NACIONAL DE LUTA foram fatores que, somados, inibiram o número de votantes. Além disso, a eleição sofreu percalços com dois adiamentos e até ação na Justiça.

Mas a eleição online veio pra ficar e diversas Entidades já solicitaram informações sobre o sistema, que foi totalmente produzido pelo funcionário do sindicato, Eric Wandeley.

Sobre a Chapa

A Chapa REnovação é composta por 4 dos atuais diretores, mais dois que já haviam composto direção anteriormente e os demais membros são estreantes na lide sindical.

Segundo Denise Carneiro, representante da chapa eleita, essa composição surgiu na luta recente: “Essa greve histórica de 2015 revelou grandes lutadores e lutadoras e acendeu neles a disposição para permanecer na frente de batalha defendendo a categoria dos ataques que vimos sofrendo do governo e das cúpulas do PJU, principalmente do STF. Com essa diretoria, o SINDJUFE-BA continuará independente de governos, partidos e administrações."

A Comissão Eleitoral trabalhou de forma transparente e firme na condução do pleito e amanhã deve divulgar Edital com os números da votação, após o prazo estatutário previsto para recurso promulgará os eleitos.

Com informações da Coordenação de Comunicação