Notícia postada dia 19/02/2016

Setorial TRT aprova retomada da mesa de negociação

Servidores do TRT reunidos em Assembleia Setorial nesta quinta-feira (18) em Nazaré deliberaram retomada da mesa de negociação com a presidência do órgão.

Para os servidores, muitas pautas ainda precisam ser tratadas, tais como a devolução dos valores descontados dos servidores da greve de 2014; os 13,23% administrativo; a segurança do prédio do TRT (Comércio) em que aguarde-se um laudo do Corpo de Bombeiros, entre outras questões

Nos informes, o corte orçamentário no Judiciário foi duramente criticado pela categoria. O rompimento do contrato com terceirizados e a demissão de estagiários afeta diretamente os servidores, que têm agora trabalho redobrado.

Rumores inclusive de que alguns tribunais estão cogitando suspender auxílio-alimentação e auxílio creche. Somente a categoria mobilizada e unida pode enfrentar o corte de direitos, tal como apontado nas falas.

A servidora, Emília Pinheiro informou que o STF regulamentou o teletrabalho, há um risco de que a decisão se amplie para o todo o Judiciário. Com a medida, o servidor poderia trabalhar em casa, o que no 1° momento parece atrativo, mas com uso de seu computador, internet e energia, sem que isso acarrete custo ao Judiciário, ou seja, os servidores tirariam do próprio bolso os gastos do serviço realizado em casa.

Luta Nacional por um PL melhor

Os servidores também foram convidados a participarem do Dia Nacional de Luta pelo PL, no próximo dia 25, data que vai retomar também a luta pelo reajuste.

Deliberações

• Ação Judicial para rever os valores descontados dos servidores da greve do 1° semestre 2014;

• Ofício de requerimento à presidência pedindo a retomada da mesa de negociação. Incluir no mesmo:

* concessão dos 13,23% administrativamente;

* critérios de remoção no TRT5

* segurança prédio TRT Comércio // laudo Corpo de Bombeiros

* proposta de regimento para a Mesa de Negociação;

* retirar a consignação sindical da base de cálculo da margem dos servidores;

* liberação de servidores para participarem de assembleias;

* liberar e-mail institucional para enviar mensagens aos servidores das ações do sindicato;

* indenização de transporte não recebido na greve (Ex: TRT Minas);

* redução da jornada de trabalho

•  Requerimento à vice-presidência sobre o Plano de Saúde, que ele seja por faixa etária e remuneração.