Notícia postada dia 16/02/2016

Regulamento das eleições do SINDJUFE-BA é rejeitado em Assembleia

Na tarde desta segunda-feira (15) uma Assembleia Geral Extraordinária foi convocada pela Comissão Eleitoral a fim de discutir o regulamento das eleições sindicais do SINDJUFE-BA e apontar os destaques.

No entanto, outro ponto de pauta foi destacado durante a Assembleia: a votação para conselheiros fiscais. Por objeção de alguns presentes, o regulamento atual das eleições, mesmo já tendo sido aprovado em assembleia anterior, foi votado novamente e dessa vez rejeitado.

O motivo alegado pelos proponentes é o de que o sistema atual de votação não permite a votação tripla para o Conselho Fiscal.

Como esclarecido por um dos então membros da Comissão Eleitoral, Gésner Braga, o atual sistema de votação online não permite a votação tripla para o mesmo cargo, pois existe risco de um eleitor votar três vezes em um mesmo candidato, o que configuraria fraude.

No sistema atual, os três mais votados dos conselheiros fiscais são eleitos. Ainda assim, o regulamento foi rejeitado na Assembleia e as eleições para a Diretoria Geral, Conselho de Representantes e Conselho Fiscal do triênio 2016-2019 do SINDJUFE-BA está sem nova data.

Após a Assembleia, Gésner Braga da Comissão Eleitoral pediu renúncia.