Notícia postada dia 03/02/2016

Campanha derruba o veto da auditoria da dívida pública

Sob o argumento de que a dívida pública “abrange obrigações do conjunto do setor público não financeiro, incluindo União, Estados, Distrito Federal e Municípios e suas respectivas estatais” a presidente Dilma Roussef vetou a realização da Auditoria da Dívida Pública, mesmo esta estando prevista na Constituição Federal de 1988, art. 26 do ADCT.

E novamente, os servidores do Judiciário e MPU são chamados a participar de campanha para derrubar um veto da presidente Dilma Roussef (PT). Agora, há o envolvimento de mais entidades da sociedade civil organizada, pois é uma pauta antiga da classe trabalhadora.

Se no passado o PT ajudou a realizar o plebiscito popular sobre a necessidade de se auditar a dívida pública, hoje diz não a uma pauta da classe trabalhadora, nada de novo do partido que tem se especializado em agir contra os trabalhadores.

Não há transparência sobre diversos aspectos do endividamento, a começar pelos próprios beneficiários desta dívida. Auditar a dívida tem por objetivo corrigir as distorções no orçamento da União, que tem mais de 45% anualmente comprometidos com pagamento de juros e amortizações, impedindo que os recursos públicos sejam aplicados adequadamente nos serviços básicos essenciais à população.

Somente em 2015 o governo gastou quase 1 trilhão de reais com juros e amortizações da dívida pública. Mais grave ainda é que a população não conhece a origem, as operações, os beneficiários dessa dívida. A recente CPI da Dívida, realizada na Câmara dos Deputados (2009/2010) teve diversas informações e documentos não fornecidos pelos órgãos do governo.

A coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli faz um chamado a todas as pessoas, trabalhadores, estudantes, entidades, sindicatos, organizações, universidades, igrejas e movimentos sociais está realizando uma campanha pela derrubada do veto. Todos são chamados também a divulgar o vídeo e link para o site onde são encontrados os nomes, emails e telefones dos deputados e senadores e os três passos para envolvê-los na campanha e solicitar que votem pela derrubada do veto.

O SINDJUFE-BA também se junta e adere à campanha da Auditoria Cidadã da Dívida, para derrubar o veto presidencial publicado no dia 14/01. Consideramos a pauta da dívida importantíssima.

Em tempos de ajustes fiscais, a pauta da Auditoria da Dívida é central também para os servidores do Judiciário Federal, visto que o governo afirma que a reposição salarial é inviável, pois causará arrombo nos cofres públicos. Basta de impor ajuste fiscal para a classe trabalhadora enquanto se destina quase metade do orçamento para o pagamento de uma dívida que não sabemos como surgiu!

Como participar

Além de assinar a petição eletrônica pela derrubada do veto, você pode contatar parlamentares, ligando e enviando e-mail pedindo apoio a esse pleito, e enviar fotos e vídeos de apoio dos parlamentares para o portal da auditoria.

Conheça mais a campanha aqui