Notícia postada dia 03/02/2016

Servidores devem retomar luta contra perdas com atos dia 25

Federação propõe atividades de mobilização no dia 25, a serem definidas em cada estado; perdas reduzem salário real a menos da metade do valor de 2006

A primeira manifestação nacional dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União em 2016 já tem data para acontecer: será no dia 25 de fevereiro. A intenção é promover atos, assembleias ou paralisações. A data foi definida e remetida aos sindicatos pela direção da Fenajufe, a federação nacional da categoria, que se reuniu no sábado (30), em Brasília. Agora, cada estado avaliará o que fazer nessa data.

Com perdas salariais acumuladas há quase dez anos, os servidores devem demonstrar a insatisfação com o quadro de indefinição do projeto salarial e com as sucessivas demonstrações do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, de que ele só se mobiliza pelos magistrados. No espaço de dez dias, juízes e procuradores foram contemplados com a notícia de que a presidente Dilma Rousseff destinou cerca de R$ 409 milhões para o pagamento de auxílio-moradia deles e que o reajuste dos seus subsídios será de 7,5% em abril próximo, já sendo assegurados para janeiro de 2017 outros 8% e pouco.

Enquanto isso, as perdas dos servidores decorrentes da inflação acumulada nesses quase dez anos já reduzem o poder de compra dos salários da categoria a menos da metade do que valiam em junho de 2006. É o que demostra estudo do economista Washington Luiz Moura Lima, assessor do sindicato que representa esse segmento do funcionalismo público em São Paulo (Sintrajud-SP). Segundo o estudo, as perdas salariais desde junho 2006 até dezembro de 2015, período em que a inflação chegou a 79,01% e as reposições se limitaram a 15,76%, exigem um reajuste de 54,63% para que a remuneração seja recomposta ao patamar de quase dez anos atrás.

Os servidores lutam para inserir no projeto salarial que tramita na Câmara dos Deputados modificações que contemplem as reivindicações aprovadas em seus fóruns sindicais. O PL 2648/2015 está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, onde chegou no dia 22 de dezembro passado, após ser aprovado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Não teve movimentação desde o início do recesso parlamentar, em dezembro. Agora, em janeiro, foi designado o relator, deputado Rodrigo Martins (PSB-PI).

O ano legislativo será iniciado pelo Congresso Nacional nesta terça-feira (2). Dirigentes da federação articulam com lideranças parlamentares a retomada das negociações. As mobilizações a serem construídas para o dia 25 de fevereiro devem marcar a retomada de uma luta que não terminou em 2015.

LutaFenajufe Notícias

Por Hélcio Duarte Filho