Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 01/10/2010

Notícia postada dia 01/10/2010

Comitê de Saúde dos servidores da Justiça Federal

Comitê de Saúde dos servidores da Justiça Federal

No dia 03 de setembro o SINDJUFE-Ba entregou ao Dr. Felipe Jacinto, diretor geral do TRF1 um requerimento elaborado pelo ex-coordenador do SINDJUFE-Ba Francisco Filho, onde foi solicitada a realização de exames periódicos. Isso é necessário não apenas para alertar a categoria sobre algum problema de saúde que a acometa, como também para subsidiar o Comitê de Saúde (que está sendo criado na JF) na elaboração de projetos de acompanhamento  e prevenção de doenças ocupacionais e de promoção da qualidade de vida. A realização desses exames consta na legislação vigente, "porém só no Tribunal, em Brasília, eles são feitos", ressaltou Denise Carneiro, coordenadora de Formação Política do SINDJUFE-Ba.

 

De acordo com Denise, o diretor “afirmou que analisará os requerimentos e pediu que entrássemos em contato com os setores que tratam especificamente desses assuntos para pensarem conjuntamente em formas de atendimento às reivindicações dentro das possibilidades”.

 

No mesmo dia, antes dessa reunião, o SINDJUFE-Ba entrou em contato com o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal, nas pessoas da Dra. Nadja Santana (Setor Médico) e Dr. Marcos Dias, diretor da SECBE e ouviu deles que existe um estudo em estágio bem adiantado sobre a realização de exames médicos periódicos obrigatórios aos servidores e magistrados da Justiça Federal  em toda a Primeira Região e outros projetos sobre a prevenção de doenças ocupacionais. "Esses exames que estamos reivindicando, além de exigidos por lei, são imprescindíveis para a obtenção de um diagnóstico referente à saúde dos servidores", esclareceu Denise. A partir daí, o Comitê pode se debruçar em projetos dentro da realidade da saúde dos servidores.

 

Ginástica Laboral - Independente desses exames existe um consenso sobre a necessidade da realização imediata de ginástica laboral para os servidores. Para viabilizar isso está sendo elaborado um projeto que tem como objetivo atender servidores do Estado da Bahia e solicitar recursos ao TRF. Desde já foi feita a promessa de apoio dos setores contatados e também do diretor geral.

 

Nesse projeto deverá constar a redução do horário de atendimento ao público nas Subseções, o intervalo de 10 a cada 50 minutos de digitação, a redução da jornada de trabalho diário e a obrigatoriedade da participação dos servidores na ginástica laboral. Sobre essa obrigatoriedade a SECBE avaliou que podermos iniciar com os associados ao PRO SOCIAL – Programa de Saúde da Justiça Federal – e expandir aos demais servidores.

 

Todos, inclusive o diretor geral elogiaram a iniciativa do SINDJUFE-BA e ASSERJUF na criação desse Comitê e se dispuseram a colaborar na efetivação dos projetos elaborados que visem à melhoria da qualidade de vida e saúde dos servidores e prevenção a doenças ocupacionais não apenas física, mas também problemas emocionais e mentais.



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE