Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 24/11/2015

Notícia postada dia 24/11/2015

Uma pizza muito mal distribuída, diz Mária Lúcia Fatorelli sobre a dívida pública em debate na UFBA

Uma pizza muito mal distribuída, diz Mária Lúcia Fatorelli sobre a dívida pública em debate na UFBA

 

“Uma pizza muito mal distribuída. Quase metade do orçamento vai para a dívida”, diz Mária Lúcia Fatorelli em debate na UFBA

 

Debate sobre o Sistema da Dívida Pública lota o salão nobre da Reitoria da UFBA nesta segunda 23/11. O evento contou com a participação de Mária Lúcia Fatorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, também auditora aposentada da Receita Federal.

 

Fatorelli é considerada uma das principais especialistas sobre o esquema da dívida pública e já participou do processo de autoria da dívida do Equador, em 2008, e mais recentemente na Grécia.

 

O coordenador de administração e finanças do SINDJUFE-BA, Lourival Mattos foi um dos que presidiram a mesa com Fatorelli. Mattos também integra o Núcleo Baiano da Auditoria da Dívida.

 

"Estamos passando por uma crise econômica e ambiental séria e, todas as soluções colocadas são o ajuste fiscal com corte de verbas e tributação, aliada à política de privatizações, apesar disso ainda vemos o crescimento da dívida pública. O curioso é que mesmo com a crise, o lucro dos bancos não para de crescer", apontou Fatorelli.

 

Apesar de prevista na Constituição Federal (CF), o Brasil nunca passou por uma Auditoria da Dívida, ao contrário de seu vizinho, Equador, que em 2007, após mobilização popular, o presidente Rafael Correa criou uma comissão oficial para auditar a dívida. Mária Lúcia Fatorelli lembrou o exemplo do Equador e reiterou que após a auditoria, o país erradicou o analfabetismo, triplicou o salário dos professores, aumentando os gastos sociais, pois enfrentou a dívida.

 

Para Fatorelli, a corrupção é intrínseca ao modelo da dívida pública e os meios de comunicação divulgam dados maquiados como se não existisse alternativa que não fosse o pagamento da dívida. Em tempos de ajustes fiscais, a pauta da Auditoria da Dívida é central também para os servidores do Judiciário Federal, visto que o governo afirma que a reposição salarial é inviável, pois causará arrombo nos cofres públicos.

 

O que é uma grande falácia corroborada constantemente pelos meios de comunicação. O pacote neoliberal do ministro da Fazenda, Levy, tem como prioridade o controle de gastos para abater a dívida.

 

O evento continua hoje na Faculdade de Arquitetura da UFBA com o tema: "De Salvador à Grécia. O Sistema da Dívida Pública", às 18h.



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE