Notícia postada dia 01/10/2010

Parlamentares que apóiam o PLP do congelamento

Dos 48 senadores que votaram a favor do projeto 549/2009 que pode congelar por dez anos os salários dos servidores, 27 disputam a reeleição ou outros cargos legislativos.

Dos senadores que votaram pelo congelamento, seis deles disputam o cargo de governador em seus estados. São eles: Aloizio Mercadante (PT-SP), Fernando Collor (PTB-AL), Ideli Salvatti (PT-SC), João Vicente Claudino (PTB-PI), Raimundo Colombo (DEM-SC) e Osmar Dias (PDT-PR).

Na Comissão de Trabalho da Câmara, onde foi reprovado, o próprio relator do projeto, Luis Carlos Busato (PTB-RS), vice-líder do governo na Casa, reconheceu que a mudança levaria ao congelamento salarial. Mesmo rejeitado nessa comissão, porém, ele continua tramitando, ainda pode ser aprovado e preocupa os servidores.

Os senadores aprovaram a proposta ao final do período legislativo de 2009, no dia 16 de dezembro, uma quarta-feira. Foram 48 votos contra os servidores, nenhum voto a favor. Outros 15 parlamentares que oficialmente estavam em plenário não registraram voto. Integram este grupo, entre outros, os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), candidato ao governo de Pernambuco, Delcídio Amaral (PT-MS), que tenta a reeleição, Sergio Guerra (PSDB-PE), candidato a deputado federal, Eliseu Resende (DEM-MG) e Flavio Arns (PSDB-PR), candidato a vice-governador no Paraná.

Com nove votos, os senadores do PSDB foram os que mais contribuíram para que o projeto que congela os salários fosse aprovado, seguido do PMDB e PTB (8 cada), PT (7) e DEM (6). Partidos menores que costumam se declarar do campo mais popular e da esquerda também ‘contribuíram’, casos do PDT (4), PSB (1) e PCdoB (1).

Veja o que fazem nessas eleições os senadores que votaram a favor do congelamento salarial do funcionalismo:
Tentam a reeleição:
Arthur Virgílio (PSDB-AM)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
Efraim Morais (DEM-PB)
Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)
Heráclito Fortes (DEM-PI)
Lúcia Vânia (PSDB-GO)
Mão Santa (PSC-PI)
Marcelo Crivella (PRB-RJ)
Marco Maciel (DEM-PE)