Notícia postada dia 28/10/2015

SINDJUFE-BA repudia ataques da revista Carta Capital à categoria

Além de mentir, a mídia no Brasil tem um lado, e não é o nosso. A bola desta vez foi a revista Carta Capital. Em edição desta semana, a revista ataca a categoria, corroborando inverdades proferidas pelo governo e veículos midiáticos do Brasil.

A matéria, cujo título é “Caro e ineficiente”, o jornalista afirma que "O Judiciário consome 1,2% do PIB nacional, mas seus integrantes querem mais privilégios e mordomias".

Além de desrespeitar a luta dos servidores do Poder Judiciário Federal que estão há nove anos sem reposição salarial, a revista causa um verdadeiro desserviço à população ao reproduzir tais inverdades.

Os ataques não terminam por aí:

A folha de pessoal é a principal causa do altíssimo custo. No Judiciário, há gente e mordomias demais. O pagamento de 434.932 funcionários, entre juízes e servidores, mordeu 89,5% das despesas totais em 2014. O salário médio alcança 10,8 mil mensais. Apesar disso, a fatia de 1,2% no PIB é a mais baixa em seis anos, motivo, segundo Ros, de estar em curso uma ofensiva por mais recursos.

Servidores de tribunais cercam o Congresso há semanas em uma pressão pela derrubada do veto presidencial à lei que reajustava o holerite da turma entre 53% e 78%. Se a lei vigorar, o Judiciário ficará 5 bilhões mais caro a partir de 2016. O custo dobrará de 2018 em diante. No mesmo Legislativo, avança um projeto do STF, datado de agosto, que reajuste em 16% o salário dos 11 ministros da Corte. As excelências passariam a receber 39.293 reais mensais. Detalhe: o salário dos ministros, hoje em 33.763 reais, foi corrigido há menos de um ano.

Embora a partir daí a matéria se desdobre em críticas aos altos salários dos magistrados e aos inúmeros e injustificáveis benefícios recebidos por eles, em momento algum é esclarecido que não há patamar de comparação entre os salários de juízes e de servidores e que estes, ao contrário dos outros, não recebem sequer a reposição das perdas inflacionárias já há nove anos. De fato é alto o percentual de gastos com a folha de pagamento, mas é necessário que, em uma matéria como essa, se faça a distinção entre o recebido per capita pelos juízes e pelos servidores. A mesma necessidade se aplica em relação à média salarial”, afirmou, em nota, também de repúdio o Sintrajufe-RS.

O SINDJUFE-BA repudia a matéria, pois a falta de transparência e clareza com que ela foi escrita confunde o leitor e compromete a democracia no Poder Judiciário Federal e no Brasil, também exigimos que os repórteres e a revista se comprometam a um jornalismo sério e aprofundado para informar melhor os leitores de todo o país. A categoria não aceita ser desrespeitada nesta que foi a maior mobilização já realizada na história do Judiciário Federal. Nossas reivindicações são justas e legítimas! Não lutamos por privilégios e mordomia como afirma a revista, mas por reposição inflacionária, um direito constitucional que nos é negado há quase 10 anos.