Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 26/10/2015

Notícia postada dia 26/10/2015

Se informe sobre o que ocorreu na XIX Plenária da Fenajufe, neste fim de semana

Se informe sobre o que ocorreu na XIX Plenária da Fenajufe, neste fim de semana

Plenária Nacional da Fenajufe começou com apelo pela unidade da categoria

Balanço da greve e Campanha salarial, além da aprovação do nível superior para técnicos e da prestação de contas, foram alguns dos resultados da XIX Plenária da Fenajufe, ocorrida nestes dias 22, 23, 24 e 25 em João Pessoa- PB.

 

ABERTURA
A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelos coordenadores da Fenajufe Adilson Rodrigues, Cledo Vieira, Eugênia Lacerda, Mara Rejane Weber e Marcell Manfrin, Coordenador de Direitos Humanos e Cidadania do Sindjuf/PB, entidade anfitriã da Plenária.

 

Na ocasião, a coordenadora Mara Rejane Weber falou sobre a importância de se realizar essa Plenária ainda em meio a uma discussão salarial e também com muitos problemas internos da categoria que não podem ser deixados para discussão em outros momentos, como a fragmentação da categoria, a questão da carreira e a visão produtivista do CNJ. Mara destacou ainda a necessidade de se construir soluções coletivas para os problemas que os servidores enfrentam, entre eles, a fragmentação e a quebra da identidade coletiva da categoria, que passou a se tratar como várias categorias, na avaliação da coordenadora.

 

Já a coordenadora Eugênia Lacerda lembrou das dificuldades de se organizar a Plenária em meio a uma greve que a categoria empreende pela reposição das perdas salariais. Ao finalizar sua fala, a coordenadora saudou a presença de todos os participantes e fez um apelo que a unidade construída no movimento de greve pelo reajuste salarial, não fosse quebrada pelos debates acalorados que acontecerão ao longo da Plenária.

 

Em sua fala, o coordenador Adilson Rodrigues reviveu a história de construção da unidade que deu início à Fenajufe, quando os servidores do judiciário federal eram divididos em várias entidades. Sobre a realização da Plenária, o coordenador destacou que além de um desafio para a direção, é um desafio também aos participantes, a quem conclamou contribuírem com o esforço de organização. Também ele destacou a realização da Plenária em meio ao mais intenso, mais duro e mais desafiador movimento paredista levado pela categoria ao longo de seus 22 anos. Adilson colocou ainda como grande desafio da categoria, além da reposição salarial, o esforço permanente de como organizar melhor a categoria para que ela cumpra seu propósito de garantir que o Judiciário seja melhor estruturado e seus quadros capacitados e valorizados para bem cumprir seu papel junto à sociedade.

 

Quem também se pronunciou foi o coordenador Cledo Vieira. Ao abordar a questão dos Técnicos Judiciários, ele lembrou se tarar de matéria há muito represada e que existe um acordo para que seja discutida na Plenária. Em sua avaliação, a fragmentação da categoria teve início quando da divisão entre Nível Superior e os demais níveis, o que foi contestado pelos servidores, sob o argumento de que a categoria “é uma só”. Na avaliação do coordenador foi com essa unidade que os servidores construíram a greve, encheram a Esplanada dos Ministérios em Brasília para pressionar o Congresso Nacional e aprovaram um projeto – o PLC 28 – pelo qual lutam para a derrubada do veto, tendo contra o governo federal, Congresso e Supremo.

 

Representando a entidade anfitriã, Marcell Manfrin, Coordenador de Direitos Humanos e Cidadania do Sindjuf/PB também destacou a unidade da categoria neste momento de lutas. Quanto a realização da Plenária na Paraíba, ele considera de grande importância pelo processo de fortalecimento da relação entre a Federação e os sindicatos filiados.

 

BALANÇO DA GREVE E CAMPANHA SALARIAL 2015

A tarde do segundo dia da Plenária Nacional da Fenajufe foi tomada por todo tipo de manifestação por conta dos debates em torno da avaliação da greve e da Campanha Salarial de 2015. Após um breve relato sobre a construção do movimento feito pelos coordenadores  Tarcísio Ferreira e Cledo Vieira, veio do plenário a sinalização dos caminhos que serão seguidos pela categoria a partir de agora.

 

Sobre a greve, os delegados foram unânimes ao tratá-la como a maior da história da categoria. Construída como um movimento de caráter nacional e com uma pauta unitária, ela foi o instrumento pelo qual os servidores do Judiciário federal apresentaram sua pauta de reivindicações.

 

Um dos indicativos mais fortes presente nas intervenções dos delegados é a necessidade do fortalecimento da mobilização na campanha salarial de 2015, principalmente em torno da luta pela derrubada do veto ao PLC 28. Mais uma vez Brasília foi citada como símbolo da resistência da categoria, por estar há 139 dias em greve.

 

Também não faltaram críticas ao governo e ao presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. O primeiro apontado como patrocinador do longo período sem reposição salarial, vivido pelos servidores há nove anos. O segundo, acusado de ter dado as costas aos servidores ao abandonar a pauta de reivindicações da categoria e aderir à do ajuste fiscal do governo. A posição da Fenajufe, reiterada em diversas instâncias, sempre foi por manter abertos todos os canais de interlocução, posição reforçada por diversas vezes nas reuniões do Comando Nacional de Greve.

 

PL 2648/2015

Polêmica também quanto ao PL 2648/2015. Negociado entre governo e Judiciário Federal, o projeto não conta com o apoio da categoria, cada vez mais decidida pela luta de derrubada do veto 26. Enquanto grande parte dos delegados defende que a Fenajufe continue construindo pontes com o Supremo para uma futura proposta de melhoria do projeto, outra parte condena e prefere “aumento zero”, referência a cenário onde o veto é mantido e o 2648 retirado de pauta.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA FENAJUFE

Durante os trabalhos da Plenária Nacional neste sábado, 24, o Conselho Fiscal apresentou parecer pela aprovação das contas da Fenajufe, referentes ao período de maio de 2013 a agosto de 2015, que foi aprovado pelo plenário.

 

A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho, Miguel Rangel (Sintrajufe/RS) que falou da clareza e responsabilidade com que a equipe do conselho trabalha. “Ao longo do tempo a gente vem analisando tecnicamente, opinando e recomendando coisas que podem ser sanadas pela direção da Fenajufe. É importante chamar atenção para questões de inadimplência de várias entidades sindicais’’, disse. Miguel fez questão de destacar que a atuação do Conselho, apesar da divisão legal entre titulares e suplentes, é horizontal, não havendo distinção entre uns e outros na tarefa de apreciação das contas.

 

Ribamar França (SINDJUF/PA) também participou do debate e relatou sua satisfação em participar pela primeira vez da Plenária, parabenizou a Federação pelo bom trabalho a respeito da contabilidade e deixou claro ‘’A equipe do conselho não discute conjuntura política, apenas estamos unidos para prestação de contas’’, finalizou França.

 

O suplente Hélio Canguçu (SITRAEMG/MG) também deu sua contribuição e relatou que vem aprendendo muito com os demais colegas. E que apesar de ter encontrado dificuldade com a aprovação das contas por conta da crise a equipe vem fazendo um ótimo trabalho.

 

Os conselheiros também elogiaram a organização contábil da Federação, sob responsabilidade do gerente administrativo Rodnei Teixeira. O elogio também foi direcionado aos demais funcionários pelo trabalho desenvolvido não só no dia a dia da instituição, mas pelo desempenho na realização dos grandes eventos da Fenajufe.

 

O parecer pela aprovação pode ser acessado AQUI.

A prestação de contas da Fenajufe já foi disponibilizada no site da Federação, e também pode ser acessada  AQUI.

 

NÍVEL SUPERIOR PARA TÉCNICOS

Foi aprovado na Plenária Nacional da Fenajufe neste domingo 25, em João Pessoa (PB), o Nível Superior para Técnicos Judiciários. A questão será tratada em Projeto de Lei específico e sem tabela, cuja minuta será encaminhada ao STF num prazo de dez dias.

 

 

CONFIRA AQUI OS BOLETINS DIÁRIOS DOS DIAS 23 E 24/10

 

Com informações da Fenajufe e Sitraemg

 



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE