Notícia postada dia 19/10/2015

Ato e setorial na JF mobilizam servidores em protesto a portaria da administração

Chamada pelos servidores de “medida autoritária”, porque veio sem negociação, a portaria publicada pela do Foro de Seção Judiciária do Estado da Bahia (Diref), determina aos servidores que estiveram em greve na Justiça Federal compensem as horas trabalhadas com 50% hora/hora no mínimo e até 50% com cursos fora do horário de expediente.

Em protesto, os servidores organizaram um ato na Justiça Federal na última quinta-feira (15). Os colegas do TRT e TRE compareceram em apoio aos companheiros e companheiras da Justiça Federal, retribuindo o gesto destes que também já se mobilizaram em defesa dos servidores dos outros órgãos.

O ato seria rápido para que os servidores da JF descessem para o auditório para a Assembleia Setorial, mas a proposta de realizar a assembleia ali mesmo saiu vitoriosa. Lá, alguns denunciaram práticas de assédio que estão sofrendo dentro do órgão. O SINDJUFE orienta que os servidores que passam por tal situação, encaminhem e-mail ao juridico@sindjufeba.org.br.

Para os servidores, a portaria tem caráter punitivo e pretende inibir as próximas lutas da categoria que fez a maior greve já vista do Poder Judiciário Federal. “Nós fomos atacados pelo Governo em todos esses anos,  pelo presidente do Senado, Renan, nos fazendo de instrumento de barganha, pelo presidente do STF, Lewandowski, e agora até pelos nossos chefes imediatos, que se negaram a convocar a mesa de Negociação para definir ali a forma de compensação", ponderou Denise Carneiro.

Os advogados do SINDJUFE esclareceram dúvidas aos servidores sobre a portaria, sobre as formas de compensação e sobre a possibilidade do servidor pagar em pecúnia por GRU os dias parados.

O SINDJUFE-BA orienta aos servidores não assinarem nada individualmente e aguardar que o sindicato faça negociação com a Diref.

Encaminhamentos:

1)      Central de denúncia de assédio no site do Sindicato;

2)      Retrato estatístico das unidades;

3)      Próxima setorial terça 20/10, às 13h, com transmissão.

4)      Planilha conste as horas devidas;

5)      Tirar decisão coletiva que oriente todos os servidores;

6)      Plano de compensação voluntária;

7)    Foi Indicado que o advogado do SINDJUFE faça intermediação com a Diref sobre a questão específica e solicite reabertura das negociações. Feito isso, a questão específica foi revisada mas ainda não temos resposta sobre a negociação.