Notícia postada dia 15/10/2015

Contrariando o que prometeu, Renan diz agora que manter vetos é muito bom

Renan não cumpriu o que prometera aos servidores de Alagoas

"O melhor é fazer a convocação do Congresso Nacional no tempo certo". A declaração foi dada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, na tarde desta terça-feira (13). Conforme matérias publicadas pela imprensa, o governo queria a realização de uma nova sessão do Congresso para discutir a derrubada dos vetos da Presidência da República já nesta quarta-feira (14). Renan, porém, disse que ainda não se decidiu sobre o assunto. Essa entrevista foi concedida à Agência Senado.

— Todos sabem que os vetos continuam mantidos enquanto não são apreciados, e isso é muito bom. Então, não é prudente fazer esta semana uma sessão do Congresso Nacional — declarou Renan.

No dia 31/07, o Senador foi recebido pela categoria alagoana a quem assegurou pautar o veto 26/2015. Na ocasião do encontro com o sindicato de Alagoas, Renan disse que assumiria a obrigação de apreciar o veto, não tendo divergência contra a apreciação do veto.

Para o Sinjufego isso é um sinal revelador de como as promessas dos políticos mudam ao sabor das circunstâncias de momento e dos interesses envolvidos.

Sessão dos vetos pode ficar para o dia 17/11

Para o Governo a pauta do Congresso Nacional traz vetos polêmicos que, se derrubados, podem causar grande impacto financeiro nas contas públicas. É o caso do veto que rejeita integralmente a proposta de reposição salarial dos servidores do Judiciário Federal. O Governo alega que a medida geraria efeito contrário ao atual esforço fiscal em curso para tirar o país da crise econômica.

A última tentativa de reunir o Congresso ocorreu na quarta-feira passada (7). A sessão, no entanto, teve de ser encerrado por falta de quórum por parte dos deputados.

Embora oficialmente não confirmada, o Presidente do Congresso Nacional já avisou que vai marcar a sessão deliberativa dos vetos para 17/11/2015, que regimentalmente é a terceira terça-feira do mês, estando de acordo com o rito previsto na Resolução do CN n. 1/2013.

Fonte: Sinjufego com informações e texto da Agência Senado