Notícia postada dia 14/10/2015

Renan diz não saber quando convocará sessão do Congresso

Presidente do Senado descartou convocação para esta quarta e disse não ser prudente sessão esta semana

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sinalizou que não convocará sessão do Congresso Nacional para analisar os vetos presidenciais esta semana. "Não é prudente fazer essa semana uma sessão do Congresso Nacional", disse. A declaração foi dada logo após ele chegar ao Senado, na tarde desta terça-feira (13), segundo o portal de notícias da Casa na internet.

Pouco antes, o jornal "Folha de São Paulo" havia divulgado que a intenção do governo federal era solicitar a Renan que pautasse os vetos – entre eles o reajuste do Judiciário Federal (PLC 28) – para esta quarta-feira (14).

Renan disse considerar imprudente colocar os vetos em pauta sem segurança de que haverá quórum para votá-los após seguidas tentativas frustradas de apreciá-los. Também indicou não ter garantia de que, caso haja quórum, os vetos sejam acatados –o presidente do Senado frisou que enquanto não se vota, o veto está mantido.

À reportagem do LutaFenajufe Notícias, a assessoria de imprensa do senador disse que ele descartou a ideia de convocar sessão para esta quarta e que ainda não se decidiu sobre quando chamará nova reunião conjunta da Câmara e do Senado.

Os servidores seguem se mobilizando para pressionar os parlamentares a votar pela derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff. A categoria também critica a postura do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que se recusa a negociar com a representação sindical dos servidores, que se organiza nacionalmente na Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU), e ainda vinha atuando contra o projeto, enviado por ele mesmo ao legislativo.

Fonte: LutaFenajufe Notícias