Notícia postada dia 08/10/2015

DIREITO DE RESPOSTA DO SINDJUFE-BA À MATÉRIA DO JORNAL FATO ONLINE

Sem entrar no mérito da nota, prendemo-nos à afIrmação do grifo “Alguns parlamentares já confidenciaram que a pressão passou do ponto e estão revendo a posição. Temendo a derrota, os sindicatos da Bahia e Rio Grande do Sul começam a tentar negociar. Eles temem que, se o veto for mantido, o Congresso acabe aprovando o PL 2648/2015, enviado por Lewandowski ao Congresso agora em agosto, propondo um reajuste de 41,47% escalonado em oito parcelas divididas em quatro anos.”

O grifo acima contém, como indubitável, afirmação de que o SINDJUFE-BA foi ativo na tentativa de negociar, e por se tratar de matéria originada em empresa de comunicação, a idoneidade subjetiva tem eco na receptividade dos servidores, base da Entidade citada. Em nome do SINDJUFE-BA, declaramos que em nenhum momento procuramos o Senador Delcídio Amaral para negociar.

Tal notícia, inverÍdica, repercutiu negativamente em todo o país, colocando o SINDJUFE-BA, filiado à FEDERAÇÃO NACIONAL, em rota de colisão com esta, pois só a esta cabe negociar assuntos de interesse nacional que envolva toda a categoria, como é o caso do reajuste. Colocou ainda o SINDJUFE-BA como descumpridor das decisões dos servidores aprovadas nas assembleias, que são o fórum deliberativo estadual da categoria. Diversos ameaçaram se desfiliar, além de citar sua diretoria como antidemocrática, e muitos outros epítetos pejorativos que circularam tanto na página do face, e-mails, e grupos de mensagem instantânea maculando a imagem da Entidade.

Assim, solicitamos Direito de resposta, substanciado de justiça pela premissa do contraditório e da ampla defesa da diretoria da entidade SINDJUFE-BA, que deve respeitar as decisões da sua base e a hierarquia na negociação nacional.

Esclarecemos de imediato ao jornal “Fato online” que não houve recuo da categoria e sim manutenção da possibilidade de interlocução com todos os agentes nesse processo e o protagonismo é e precisa continuar sendo da FEDERAÇÃO NACIONAL - FENAJUFE.

Quanto ao assédio aos parlamentares, referido também pelo jornal,  esclarecemos que os servidores membros da categoria, por estarem por mais de nove anos sem reajuste, desvalorizados e menosprezados pelo governo, que não cumpre a data base anual de reajuste já existente para os trabalhadores em geral, estão cumprindo seu papel com educação, respeito e zelo, visando convencer os parlamentares da justiça do pleito, da necessidade de reposição dos valores aprovados pelo Congresso Nacional em todas as comissões. E desde o veto proferido pela Presidente da República, vemos a utilização pelo governo de barganha política no Congresso Nacional para que o veto não seja derrubado, negociando cargos, Ministérios e concessão de verbas parlamentares e distribuição de dinheiro aos Estados, para comprar a manutenção do veto, e municiando a imprensa com dados falaciosos. Por outro lado, o Supremo Tribunal Federal que deveria buscar a aprovação do projeto 28/15, da sua autoria, se preocupa apenas em reajustar salários e vantagens apenas para seus ministros e impedir os servidores de lutarem para derrubar o veto, impondo corte de ponto a quem fizer greve.