Notícia postada dia 11/02/2010

Agentes de segurança acompanham tramitação da PEC 358 na Câmara

Agentes de segurança de dez estados e do Distrito Federal estiveram no dia 9 de fevereiro na Câmara dos Deputados para acompanhar a tramitação da PEC 358/05, que altera dispositivos da Reforma do Judiciário e estava na Ordem do Dia do plenário. Os agentes, entre eles, o servidor Antonio Walker representante do SINDJUFE-BA, visitaram os gabinetes de lideranças e conversaram com os parlamentares. A coordenadora da Fenajufe Lúcia Bernardes participou da atividade, promovida pela Agepoljus [Associação Nacional dos Agentes de Segurança].

Uma reunião entre a liderança do governo, o Ministério da Justiça e a assessoria parlamentar do STF trouxe a informação de que haveria um destaque por parte do governo em relação à alínea que trata da autorização para os tribunais organizarem sua polícia. Os argumentos para o destaque seriam o aumento de despesas, o conflito de interesses entre as forças de segurança, entre outros.

Os agentes de segurança, organizados em grupos, continuaram as conversas com os parlamentares a fim de obter apoios para derrubar o possível destaque. Foram confirmados apoios das lideranças do PSB, PDT, PCdoB, e também do relator da matéria, deputado Paes Landim [PTB/PI], que declarou o apoio do seu partido à reivindicação dos servidores.

A sessão da Câmara foi encerrada em função do início da sessão do Congresso Nacional que apreciaria os vetos ao Orçamento da União. Estão pendentes para a pauta de hoje do plenário os destaques apresentados às mudanças na Lei Pelé.

Os agentes de segurança continuam na Câmara tentando novos apoios para votação e acompanhando de perto as discussões sobre a matéria. Caso a PEC não seja apreciada nesta quarta, a possibilidade é que seja transferida para a primeira semana após o carnaval. Participaram da mobilização agentes do Distrito Federal, Bahia, Piauí, Rondônia, Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Fonte: Agepoljus