Notícia postada dia 02/10/2015

Deputados animam a categoria para a luta e reafirmam compromisso e voto pela derrubada ao veto

Na noite desta quarta-feira (30), depois de fazerem um protesto contundente contra o governo, os parlamentares da base governista, incluindo os presidentes da Câmara e do Senado, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) e senador Renan Calheiros (PMDB/AL), respectivamente, e o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, os servidores organizaram um “corredor polonês” para acompanhar a passagem dos deputados e gritarem palavras de ordem em defesa da derrubada do Veto 26/15. Mas, apenas os parlamentares considerados “amigos” da causa da categoria se encorajaram a transpor o longo e indignado corredor que se formou. Alguns deles, esbanjando simpatia e, sob aplausos, conversaram com os servidores, lamentaram o adiamento da sessão e reafirmaram o compromisso de comparecer à próxima sessão e votar pela derrubada do veto. Foram os casos, por exemplo, dos deputados Moroni Torgan (DEM/CE), Izalci Ferreira (PSDB/DF) e os mineiros Domingos Sávio (PSDB) e Tenente Lúcio (PSB).

O deputado Tenente Lúcio, usando um discurso de cunho mais religioso, afirmou que “Deus ajudou” para que a sessão fosse adiada. Na sua avaliação, pelo momento político vivido pelo País, se houvesse a sessão, eram muito poucas as chances de o verso ser derrubado. Depois de fazer uma acusação séria, de que “muita gente (parlamentares) está recebendo dinheiro”, para impedir a votação dos vetos, ele convocou a categoria a comparecer à próxima semana e prometeu votar pelo “não” ao veto.

Também indignado com a postura do governo e de seus aliados no Congresso, o deputado Domingos Sávio ressaltou a luta obstinada dos servidores do Judiciário Federal, as inúmeras idas a Brasília em defesa da causa, que classifica como “justa”, lembrando, inclusive, que já houve morte de um deles (Élcio, do Paraná, depois de ter sofrido infarto durante manifestação em Brasília). “O que está acontecendo do outro lado é uma covardia. Estão mentindo, dizendo que vocês são ‘marajás’”, protestou, relatando que as emissoras abertas de TV recebem dinheiro do governo para disseminar essa mentira. Enquanto isso, acrescentou, essas emissoras deixam de informar que o projeto de reposição dos servidores foi enviado pelo próprio Supremo Tribunal Federal ao Congresso Nacional, e foi aprovado pelas duas casas do Legislativo. Ele prometeu continuar apoiando os servidores até o fim dessa batalha, se possível com a derrubada do veto. Por fim, destacando a união da categoria, aconselhou a categoria a continuar unida e salientou que, dada a bravura demonstrada em torno da causa, mesmo se o veto não for derrubado, os servidores já podem se considerar “vitoriosos”.

Deputada Dâmina Pereira envia nota ao SITRAEMG esclarecendo sua posição de apoio a derrubada do Veto 26

A Deputada Federal Dâmina Pereira (PMN), enviou nota ao SITRAEMG desmentindo a informação publicada no jornal O Tempo (veja AQUI), que alega que a deputada estaria em cima do muro sobre o seu apoio a causa dos servidores do Judiciário Federal. Dâmina esclarece que suas posições de apoio a derrubada do veto são públicas e constantemente reproduzidas através de suas redes sociais. Veja a nota da deputada logo abaixo:

NOTA:

Em relação a matéria divulgada, nesta quarta-feira, 30 de setembro, no jornal “O Tempo”, intitulada: EM CIMA DO MURO, que descreve a ‘posição dos mineiros sobre o reajuste do judiciário, lamento que o veículo tenha publicado erroneamente a minha opinião.

Desde o início da discussão sobre os VETOS PRESIDENCIAIS, tenho me manifestado favorável a derrubada. O meu posicionamento é público e pode ser visto, por qualquer pessoa, em minhas páginas das redes sociais. Além disso, também apresentei minha opinião nos jornais em que divulgo o meu trabalho como parlamentar.

Mais uma vez reitero o meu compromisso com todos os servidores da categoria. Sou a favor da derrubada dos vetos.

Deputada Dâmina Pereira

Fonte: Sitraemg