Notícia postada dia 17/09/2015

Reunião do CNG avalia medidas anunciadas pelo governo e indica intensificação das mobilizações

O Comando Nacional de Greve da Fenajufe (CNG) reuniu-se emergencialmente nesta quarta-feira, 16, para discutir, entre outros assuntos, o impacto das medidas contra a crise econômica, anunciadas pelo governo na segunda-feira, 14. A reunião aconteceu na sede da Fenajufe, em Brasília.

Estiveram presentes os coordenadores da Fenajufe Cledo Vieira, Mara Rejane Weber, Ramiro López, Tarcísio Ferreira, Saulo Arcangeli, Eugênia Lacerda, Madalena Nunes e Carlos Humberto Rodrigues. Dos sindicatos filiados foi registrada presença do Sindjus/DF, Sitraemg/MG, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/PI, e Sintrajusc/SC.

Na avaliação do CNG, as medidas representam grave ataque aos direitos dos trabalhadores e principalmente aos servidores públicos de forma geral. No pacote está a extinção do Abono de Permanência, a suspensão dos concursos públicos e a mudança de janeiro para julho de 2016, no pagamento da parcela do reajuste acordado com os servidores federais, inclusive do Judiciário federal.

Na reunião também foram apresentados os informes pelos diretores da FENAJUFE, das conversas acontecidas com os senadores Valdir Raupp (PMDB/RO) e Delcidio Amaral (PT/MS) bem como sobre a reunião desta quarta-feira, 16, no STF.

Dentre os encaminhamentos aprovados, está a reafirmação do compromisso da Fenajufe em levar aos fóruns deliberativos da categoria, toda e qualquer  proposta apresentada pelo governo federal, Poder Judiciário ou MPU. A medida se fez necessária ante o excesso de informações desencontradas que confundem os servidores e provocam prejuízos à unidade do movimento.

Os encaminhamentos aprovados na reunião do CNG foram os seguintes:
- Reforçar a convocação do Ato Nacional pela derrubada do Veto no dia 22/9, com caravanas a Brasília.
- 21/9 – 18 horas, reunião do Comando Nacional de Greve preparatória das atividades da semana.
- 23/9 – 10 horas, reunião do Comando Nacional de Greve Ampliado com dois representantes por cada sindicato, sendo pelo menos um obrigatoriamente da direção do sindicato.
- Sobre a liminar do CNJ  que determina o corte de ponto, a Fenajufe junto com a assessoria jurídica nacional e com a comissão jurídica está preparando orientação aos sindicatos e deve tomar as providências cabíveis.
- A Fenajufe atuará para garantir o livre acesso no Congresso Nacional do máximo de servidores possível na próxima semana.
- A Fenajufe se pauta pelo princípio da democracia e reafirma o compromisso de que, qualquer proposta apresentada pelo governo/Judiciário/MPU será submetida aos fóruns deliberativos da categoria, tendo em vista informações desencontradas que confundem os servidores e impactam a unidade do movimento.
- A Fenajufe reforça que, a opinião individual de um coordenador não representa, necessariamente, a opinião da Entidade ou do conjunto da categoria.

O calendário aprovado pelo CNG ficou assim distribuído, já com os acréscimos da reunião do dia 16:
18/9 - Participação na marcha dos trabalhadores em São Paulo.
19/9 - Participação no encontro nacional dos trabalhadores em São Paulo.
21/9 – Reunião do Comando Nacional de Greve às 18 horas, na sede da Fenajufe, preparatória das atividades da semana.
22 e 23/9 - Apagão geral com caravanas a Brasília pela derrubada do veto.
22/9 - Ato Nacional às 15h, na Esplanada dos Ministérios.
23/9 - Reunião do Comando Nacional de Greve Ampliado, às 10 horas,  com dois representantes por cada sindicato, sendo pelo menos um obrigatoriamente da direção do sindicato, em local a ser confirmado.
24/9 - Rodada de assembleias nos estados.

Fonte: Fenajufe