Notícia postada dia 15/09/2015

Governo federal vai anunciar corte de R$ 26 bilhões nos gastos públicos

Será preciso um esforço adicional de R$ 65 bilhões, ou seja, o governo deverá preparar um novo pacote de aumento de impostos de, no mínimo, de R$ 39 bilhões

Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e o do Planejamento, Nelson Barbosa, devem anunciar hoje (14/09), um corte adicional de R$ 26 bilhões no Orçamento de 2016, de acordo com fontes do governo. A entrevista coletiva está marcada para as 16h, no Palácio do Planalto.

O número foi fechado há pouco durante a reunião de coordenação política no Planalto. A presidente Dilma Rousseff esteve reunida com Barbosa e Levy e vários ministros durante o fim de semana no Palácio da Alvorada para conseguir fechar um número de redução de gastos para alterar a proposta orçamentária que foi enviada ao Congresso Nacional, que tem um rombo de R$ 30,5 bilhões, sendo 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB), para todo o setor público.

O objetivo do governo, depois do rebaixamento do país, é voltar para a meta anterior, de 0,7% do PIB. Para isso, será preciso um esforço adicional de R$ 65 bilhões, ou seja, o governo deverá preparar um novo pacote de aumento de impostos de, no mínimo, de R$ 39 bilhões.

Fonte: Correio braziliense