Notícia postada dia 13/09/2015

Greve por reposição salarial continua na Bahia

Em luto com a morte do servidor da Justiça Federal do Paraná, Élcio Berer Kozminski, no último dia 6 de setembro, devido a um infarto quando estava em Brasília lutando pela derrubada do veto ao PLC 28/15, os servidores do Poder Judiciário Federal da Bahia deliberaram pela manutenção da greve na Bahia. A Assembleia Geral ocorreu no dia 11, na Justiça Federal. “Élcio morreu lutando, a família dele pediu que quando nosso PL for aprovado, que se transforme no nome dele”, afirmou a servidora Ana Macedo.

Na Assembleia, os servidores fizeram análise de conjuntura do atual momento político que o Brasil vive, e críticas ao projeto neoliberal do governo de Dilma Roussef não foram poupadas. “No Brasil, interesses dominantes exigem o pagamento da dívida pública. Ajustes fiscais no orçamento são cada vez mais severos, quem paga pela crise no final das contas é o setor da educação e a classe trabalhadora”, afirmou Barela, dirigente da CSP-CONLUTAS, que esteve presente no início da Assembleia para convocar os servidores para a grande Marcha dos Trabalhadores em São Paulo no dia 18 contra o Ajuste Fiscal do Governo Dilma e a Corrupção.

“A queda do investimento é um discurso midiático, repetitivo e auto-culpabilizante, como se nós tivéssemos que pagar pela crise, a custa do sacrifício do povo” , apontou um dos coordenadores do SINDJUFE, Jair Cunha.

O calendário de lutas aprovado pelo Comando Nacional de Greve foi levado em pauta por Denise Carneiro, também um das coordenadoras do SINDJUFE, que esteve em Brasília nesta semana junto com Fred Barbosa, também do Sindicato.

Os servidores continuam com os trabalhos de convencimento e apoio dos parlamentares pela derrubada do veto, apagões e setoriais durante os próximos dias.

Principais Deliberações e encaminhamentos

a)       Continuidade da greve;

b)      Assembleia Geral, 18/9, sexta-feira, às 9h da manhã, no TRE;

c)       Assembleia Setorial no TRT de Nazaré, dia 14, às 13 horas (continuação do BAZAR DO CORTE DE PONTO);

d)      Assembleia Setorial na JF dia 17 às 13 horas;

e)       Participação da Marcha dos Trabalhadores no dia 18 em São Paulo (Contra Dilma, Eduardo Cunha e o ajuste fiscal);

f)       Confecção de camisas em homenagem a Élcio para a mobilização do dia 22 de setembro, em Brasília;

g)      Moção de repúdio a Roberto Ponciano, diretor da Fenajufe;

h)      Roda de conversa, “Os desafios do Sindicalismo”, quarta-feira, às 9h, na JF;

i)       Ida ao aeroporto para abordagem a parlamentares segunda e terça a partir 6h da manhã;

j)       Ato público no TRT do Comércio, às 12, quarta-feira, 16/9;

l)       22 e 23/9 – APAGÃO GERAL com caravanas a Brasília pela derrubada do veto 26/2015, com ato nacional em Brasília, às 15 horas