Notícia postada dia 03/09/2015

JF: servidores indicam continuidade da greve e intensificação de ações

Após a manobra utilizada pelo Presidente do senado para encerrar a sessão que pautaria o veto 26, referente ao PLC 28, na última quarta-feira, 2, servidores da Justiça Federal deliberaram em Assembleia Setorial o recrudescimento da greve e intensificação de ações dando prova de que não abrem mão de derrubar o veto ao PLC 28.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), anunciou para o dia 22 de setembro a nova data para apreciar os vetos presidenciais.

Os servidores afirmaram durante a Setorial, que o trabalho com os senadores precisa ser reforçado, já que por falta de apenas três, Renan Calheiros encerrou a sessão intempestivamente. Nos informes, umas das coordenadoras do SINDJUFE, Denise Carneiro, levantou a necessidade de ampliar e intensificar a articulação, citando a campanha “Adote um parlamentar”, proposta por Alberto (Rajy), outro coordenador, onde três pessoas por Estado ficariam responsáveis de articular com um parlamentar específico a derrubada do veto.

O posicionamento de Lewandoswski também foi mais uma vez condenado pelos presentes. “Ele (Lewandoski) está furioso com nossa mobilização, e está articulando com outros ministros o corte de ponto dos servidores que estão lutando pelo que ele deveria defender" denunciou Denise Carneiro.

Apesar do "golpe" para encerrar a sessão, a categoria acredita que isso pode dar mais tempo para angariar apoio de mais parlamentares para derrubar o veto. "se eles pensam que esmoreceremos, estão todos enganados, isso nos deu mais força impulsionados pela revolta que sentimos agora" falou a servidora Conceição.

Agora que estão na reta final, recrudescer a greve se torna fundamental. “A presidenta está usando práticas imorais, mas precisamos avançar para manter nossa greve agora em um patamar mais elevado e ainda mais organizado”, afirmou o servidor Jailson da Silva, também coordenador do SINDJUFE-BA.

Por fim, os servidores deliberaram por unanimidade indicativo de permanência da greve a ser levado para a Assembleia Geral, que acontece amanhã sexta-feira, 4, no TRT do Comércio.

Deliberações e encaminhamentos:

- manutenção da greve;

- centralização das contribuições da capital em apenas uma só conta (Rita Liliana Paim Sena, pela JF);

- se a contribuição for para a rifa, identificar, na conta acima, o depósito com o código "luta-jf-"nome de quem depositou";

- ir terça-feira ao aeroporto de salvador a partir das 5h30 para abordar os parlamentares que irão a Brasília nesse dia;

- todos que estão com nomes no Habeas Corpus  do sindicato deve ir a Brasília no dia da sessão conjunta (marcada para o dia  22/09);

- intensificar visitas a parlamentares aqui na Bahia, Capital e Interior;

Ascom Sindjufe