Notícia postada dia 11/02/2010

SINDJUFE-BA articula criação do Comitê de Saúde do Trabalhador na JF

O SINDJUFE–BA se reuniu no dia 3 de fevereiro com representantes do NUCRE/SEBES e com a Associação dos Servidores da JF - ASSERJUF para tratar da criação do Comitê de Saúde do Trabalhador da Justiça Federal. Nessa reunião de apresentação todos concordaram com a necessidade, oportunidade e importância desse comitê, que tratará da saúde do servidor  em todo o Estado.

As coordenadoras do sindicato Myrtô Magalhães e Denise Márcia Carneiro, explicaram que a criação de um Comitê de Saúde do Trabalhador numa instituição como a Justiça Federal, com atuação estadual, não é fácil nem simples. Mas a sua importância torna-a um desafio necessário para o sindicato e para os gestores da Justiça, os quais abraçaram de pronto essa ideia e se comprometeram a colaborar no que for preciso. E será mesmo preciso muitas pessoas reunidas com esse objetivo na capital e interior. Este Comitê já existe no TRT5 e há previsão para implantação também no TRE.

Para a diretora do SINDJUFE- BA e servidora da Justiça Federal, Denise Carneiro, tanto a JF como o TRE estão atrasados, por isso “todos precisamos contribuir para acelerar esse processo e criar esse Comitê com uma grande amplitude para prevenir a ocorrência de doenças e acompanhar servidores lesionados”. De acordo com a Coordenadora de Condições de Trabalho e Saúde Ocupacional do SINDJUFE-BA e servidora do TRT, Teresa Rodrigues, o Comitê de Saúde do Trabalhador tem como propósito ir além do termo "saúde ocupacional", pois o que interessa não é o servidor apenas como produtor de atividade, como máquina laborativa, e sim o servidor enquanto pessoa, enquanto cidadão, que necessita de saúde não apenas para trabalhar e produzir, mas também, para viver a sua vida fora do ambiente do trabalho. “Não somos máquinas. Temos vida fora daqui; qualquer tipo de lesão nos impede de usufruir dela na sua integralidade”, afirmou.

O sindicato planeja construir passo a passo esse Comitê na Justiça Federal e finalizar a primeira fase no Seminário pré-marcado para o início de maio. Serão realizadas oficinas sobre temas relacionados, elaboração de documentação e dar início a segunda fase do trabalho – que será a implantação efetiva do Comitê, prevista para acontecer esse ano. Servidores de todos os Tribunais e da JF estão convidados, principalmente quem trabalha nas áreas médicas, engenharia, compras, tecnologia etc.

Para isso, desde o momento de planejamento das oficinas os representantes do sindicato necessitam da presença dos servidores do interior e da capital, profissionais de saúde, gestores, servidores ligados às áreas médica, compra, engenharia, informática, modernização, etc. O trabalho será árduo mas os benefícios ainda maiores e para todos, até para quem ainda não sabe.