Notícia postada dia 03/09/2015

Debate no TRT aborda importância da união na luta por direitos

Servidores do TRT debateram ontem, 2, durante o Apagão, sobre “A importância da união para obtermos resultados” com tema e o palestrante decidido pelos servidores.

O professor Modesto dos Santos é servidor aposentado da Petrobrás, ex sindicalista e militante de movimentos espiritualistas. Ele dividiu a mesa com a coordenadora do Sindjufe-BA Denise Carneiro.

Neste momento em que a categoria se mobiliza pela derrubada do veto 26, a "solidariedade, união e identidade comum, precisam ser estimuladas" falou o palestrante. O professor Modesto afirmou também que o momento de estresse e tensão que os servidores estão passando exige maturidade e serenidade. falou ainda que a união e solidariedade são fundamentais para a conquista de direitos e que o ser humano ainda não aprendeu a conviver com o outro. Já a representante do SINDJUFE, Denise Carneiro, fez um breve histórico sobre o movimento sindical no Basil, ressaltando que foi a união dos trabalhadores que resultaram nas conquistas de direitos. Afirmou tambem que a categoria precisa se manter unida como está agora, exercitando a consciência de classe, entendendo que "somos trabalhadores, independente do cargo que ocupemos, e a grande maioria sofre os mesmos problemas", e que por isso devem se manter unidos para resolvê-los.

A servidora Nilza também fez uso da palavra e reforçou a necessidade de manter a união e a coesão em torno do sindicato que é nossa única arma para conquistar direitos. A servidora pediu que outros debates semelhantes ocorram.

Na oportunidade foram dados informes sobre os acontecimentos em Brasília onde cerca de 20 mil servidores de todo País estavam nesse momento, lutando para derrubar o veto na sessão marcada para acontecer hoje. Até o momento havia expectativa e esperança de conseguir derrubar o veto por causa do número de parlamentares que estão apoiando o pleito, caso a sessão não fosse cancelada, o que acabou ocorrendo por iniciativa do Presidente do Senado Renan Calheiros, que cancelou por ofício a sessão.

Com informações da Coordenação de Comunicação