Notícia postada dia 28/08/2015

Servidores do Judiciário baiano protestam contra Lewandowski no Tribunal de Justiça

Na chegada do ministro Ricardo Lewandowski na manhã desta sexta, 21, em Salvador, cerca de 100 servidores do Poder Judiciário Federal da Bahia protestaram , no Tribunal de Justiça da Bahia, contra o presidente do STF.

Com cartazes pela derrubada do veto ao PLC 28/15, vaias e palavras de ordem, a categoria recepcionou o presidente do STF, que veio a Salvador, para implantação da Audiência de Custódia.

Os servidores do PJU tomaram conhecimento sobre uma liminar, emitida pelo Tribunal de Justiça, contra o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud) e Servidores Auxiliares do Poder Judiciário (Sintaj), impedindo manifestação no Tribunal de Justiça, inclusive sob pena de multa. Os servidores do Poder Judiciário do Estado também estão em greve, e estão sofrendo forte represália por parte do órgão, que inclusive já decretou corte de ponto aos servidores em greve.

Havia também um forte aparato policial, totalmente desproporcional e desnecessário, com o objetivo de intimidar os servidores. Logo no início da manifestação, o carro de som que foi providenciado pelo SINDJUFE para o ato foi impedido de entrar nas dependências do CAB pela Polícia Militar (PM), sob o argumento de “questão de segurança”, pela PM. Assim, o carro de som foi escoltado para fora das dependências do CAB.

Os servidores do Poder Judiciário Federal manifestam solidariedade aos companheiros e companheiras do Judiciário do Estado, e afirmam que todos estão juntos contra o retrocesso e desmonte de direitos trabalhistas sendo colocado em prática pelo governo.

Luana Luizy, ascom-SINDJUFE