Notícia postada dia 27/08/2015

Servidores bloqueiam Planejamento e exigem negociação

Servidores públicos federais em greve bloqueiam, desde as 5h45 da manhã desta quinta-feira (27), todos os acessos ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), em Brasília. Os manifestantes exigem que o governo dialogue e abandone sua posição inflexível nas mesas de negociação.

Participam do protesto servidores de diversos segmentos do funcionalismo, a maioria da área de educação. O cerco impede a entrada no bloco c do Planejamento, próximo à Catedral, na Esplanada dos Ministérios. Está prevista para esta quinta uma nova marcha nacional do funcionalismo em Brasília.

As negociações não têm avançado porque o governo argumenta que é preciso cortar recursos do orçamento dos serviços públicos para fazer o ‘ajuste fiscal’. A economia é utilizada para pagar juros das dívidas públicas ao mercado financeiro – em geral grandes bancos, setor, aliás, que vem dando declarações favoráveis ao governo Dilma.

Até o momento o Ministério do Planejamento não marcou novas reuniões, nas quais, segundo anunciara, pretendia apresentar o que seria a ‘proposta final’ para os servidores. Segundo a Condsef, confederação que agrega setores ligados a boa parte dos ministérios e a áreas como Cultura e Meio-Ambiente, o Planejamento enviou documento à entidade, na quarta-feira (26), no qual mantém a proposta já recusada de fixação prévia dos índices de reajuste nos próximos quatro anos.

O percentual inicial, em janeiro, seria de 5,5%, com parcelas regressivas até janeiro de 2019, totalizando, no acumulado no período, 21,3%. A inflação prevista só para 2015 é de cerca de 10%, mas é ignorada na contraproposta. O documento também prevê a incorporação parcial da gratificação do setor, mas de forma escalonada ao longo dos próximos anos.

Segundo o servidor Saulo Arcangeli, dirigente da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU (Fenajufe), que participa da atividade, o assessor do ministério Wladimir Nepomuceno teria contatado os manifestantes por telefone, mas não houve acordo ainda em relação à negociação. O governo diz que recebe as entidades sindicais às 14 horas, mas condiciona isso a desobstrução dos acessos ao prédio. Os servidores, por sua vez, querem antecipar a reunião e que, no mínimo, o desbloqueio seja casado com o início da reunião.

LutaFenajufe Notícias

Por Hélcio Duarte Filho